Concelho Úteis

Matosinhos a Cuidar: Serviço de Apoio às Pessoas Cuidadoras Informais

Matosinhos a Cuidar: Serviço de Apoio às Pessoas Cuidadoras Informais

Matosinhos a Cuidar: Trata-se de um programa que compreende duas grandes ações interligadas: Gabinete de Atendimento ao Cuidador e Bolsa de Cuidadores.

Numa sociedade cada vez mais envelhecida, e em que as situações de dependência ocorrem com maior frequência, o suporte ao Cuidador Informal torna-se uma prioridade. Para além para o próprio, traz benefícios à pessoa cuidada e para os sistemas nacionais de saúde e de proteção social.

Assim, a Autarquia, consciente de que a qualidade de vida dos Cuidadores Informais é frequentemente descrita como menor, comparativamente à da população em geral, promove um conjunto de respostas de apoio especializado a Cuidadores Informais (CI), designadas de Matosinhos-A-Cuidar.

Trata-se de um programa que compreende duas grandes ações interligadas:

1- Gabinete de Atendimento ao Cuidador

Disponibiliza um serviço de atendimento presencial individualizado e promove medidas de apoio integrado destinado à promoção do bem-estar biopsicossocial dos Cuidadores Informais.

2- Bolsa de Cuidadores, que se destaca como uma resposta inovadora

Bolsa de Cuidadores Informais

O que é?

  MatosinhosHabit promove arte urbana como motor de inclusão

É um serviço da iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, para o Cuidador informal, disponibilizando pessoas com perfil e qualificações adequadas, para que este possa dedicar-se a qualquer outra atividade que constitua um benefício pessoal, não a substituindo, nem substituindo outros serviços prestados pelas IPSS locais.

Como funciona?

As pessoas cuidadoras informais, mediante inscrição e avaliação (Gabinete MAC), poderão contar com um/a prestador/a de cuidados, nos dias úteis, entre as 8h e as 20h, até 3h por dia, máximo de 70h por mês.

Quem utilizar do serviço pagará uma comparticipação, de acordo com avaliação económica familiar.

Para quem?

Cuidadores Informais de pessoas dependentes por síndrome demencial, envelhecimento ou deficiência e residentes no concelho de Matosinhos, com recursos económicos limitados e que se enquadrem no Estatuto do Cuidador Informal (Lei n.º 100/2019 de 6 de setembro de 2019) e em situação de comprometimento da sua qualidade de vida.

  MatosinhosHabit promove arte urbana como motor de inclusão

A Bolsa de Cuidadores é operacionalizada com base no estabelecimento de parceria com as seguintes entidades da rede solidária e entidades públicas:

  • ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos
  • ULS-M Unidade Local de Saúde de Matosinhos
  • IEFP/ Centro de Emprego de Matosinhos
  • ISS – Instituto de Segurança Social, I.P.
  • IPSSs com respostas sociais para pessoas idosas

Como se inscrever

O acesso às respostas Matosinhos-A-Cuidar, nomeadamente à Bolsa de Cuidadores inicia-se com preenchimento deste formulário.


Sending
User Review
( votes)

Comentar