“Os Hospitalários no Caminho de Santiago” – Feira Medieval

Hospitalários - Feira Medieval
Partilhe:

Translate


Os Caminhos de Santiago, classificados pela UNESCO como Itinerário Cultural da Humanidade, são percorridos, todos os anos, por milhares de peregrinos oriundos de toda da Europa e não só. O Mosteiro de Leça do Balio é um dos pontos de passagem da rota do noroeste peninsular. Durante anos, acolheu a Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, uma ordem religiosa-militar conhecida como “Hospitalários”, que dava abrigo e prestava assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela.

Com o objetivo de promover os Caminhos de Santiago, no Concelho, e divulgar o Mosteiro de Leça do Balio, um dos monumentos mais emblemáticos do Norte de Portugal, a Câmara Municipal de Matosinhos lançou a recriação histórica “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, um dos maiores eventos do Concelho e que este ano alcança a sua décima edição.

Ao longo de quatro dias, o Mosteiro de Leça do Balio regressa à época medieval. Participe numa visita guiada ao local, conheça o trabalho dos artesãos ao vivo, assista aos espetáculos de teatro, música e torneios a cavalo, divirta-se com o circo de saltimbancos e malabaristas, percorra as tabernas, delicie-se com os doces conventuais, abrace o espírito medieval e interaja com as personagens típicas daquela época.

[h2]Feira Medieval – Leça do Balio[/h2]

O Mosteiro de Leça do Balio é também o cenário para uma das mais rigorosas reconstituições históricas que se fazem em Portugal: a do casamento do rei D. Fernando I com Dona Leonor Teles, que ali teve lugar em 1372. Este terá sido, aliás, o primeiro casamento por amor da monarquia portuguesa.

D. Fernando anula o casamento a que D. Leonor, cognominada “a Aleivosa”, se encontrava vinculada e, contrariando o descontentamento do povo e reprimindo violentamente os seus protestos, enamorado, toma-a como sua esposa no Mosteiro de Leça do Balio.

Contra a opinião de muitos nobres e poderosos do reino, D. Fernando torna D. Leonor Rainha de Portugal e atribui-lhe dote e regalias, seguindo-se o beija-mão pela clerezia e fidalguia.

Há outros motivos de interesse como a recriação da Lenda de Ferro Caldo. Este episódio conta a história da mulher de um ferreiro que, acusada de adultério, se vê obrigada a ser submetida à prova do Ferro Caldo como forma de afirmar a sua inocência.

Para os mais pequenos, existem as oficinas “Monarcas bem cheirosos”.

Para saber tudo sobre a décima edição de “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, consulte o programa já disponível.

Mosteiro Leça do Balio - Feira Medieval


[aio_button align=”center” animation=”none” color=”red” size=”small” icon=”bookmark” text=”Download Programa (PDF)” target=”_blank” relationship=”dofollow” url=”http://www.cm-matosinhos.pt/uploads/writer_file/document/11138/hospitalarios2015_programa.pdf”]

Programa:

 

Quinta-Feira, 10 de setembro

17h00- Auto de abertura da Feira; Anúncio da visitação do prior da Ordem ao Mosteiro.

18h00- Animação Circense; músicos da Reino animam o recinto (Parque das Varas); Jogos para os Pequenos Infantes (Parque de Jogos); demonstrações de falcoaria e cetraria (Largo do Mosteiro).

19h00- Recriação histórica da Cerimónia do lava-pés (Largo do Mosteiro);

Saltimbancos, malabarismo e música (Mouraria); Os Histriões Acrobatas (Parque das Varas).

20h00- Demonstração de aves/falcoaria (Parque das Varas); malabarismo e acrobacias (Mercado); Os Bufarinheiros – teatro cómico (Largo do Mosteiro).

21h00- Torneio a Cavalo em preito de vassalagem a D. Fernando (Liça); música Moçárabe e o encantador de serpentes (Mouraria); Os místicos e divinos “Elfos” iluminam o Mosteiro (Largo do Mosteiro).

22h00- Concerto – Albaluna (Palco); treinos de armas dos Monges Guerreiros (Parque das varas); demonstração de falcoaria (Parque de Jogos).

22h30- Draco e Isolda – Os feiticeiros (Largo do Mosteiro e Mercado).

23h00- Músicos e malabares (Largo do Mosteiro); música, danças e folguedos (Mercado); Auto de Fé: juízo de heréticos e relapsos. Aplicação das penas na praça pública. (Largo do Mosteiro).

23h30- Cortejo de Ordenação dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Mercado).

24h00- Cerimónia de Ordenação e Exaltação dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Largo do Mosteiro).

01h00- Espetáculo de encerramento: A Chama da Fada – malabarismo com fogo (Largo do Mosteiro).


Sexta-Feira, 11 de setembro

12h00- Auto de abertura do mercado (Largo do Mosteiro); Fiscalização das Tavernas e vinhos pelo Almutacem; Certificação de Mesteirais e Mestre de ofícios e artes pelo Almoxarife (Mercado); Animação em arruadas pelo recinto.

13h00- Treino de armas dos Monges Guerreiros e dos novos Cavaleiros (Liça); As Bailias e as danças ao som da gaita-de-foles (Mercado).

14H00- Combate de jovens guerreiros (Parque de Jogos); Adestramento de Falcoaria para a caça Altaneira (Largo do Mosteiro); Animação pelo recinto – musica e malabarismo.

15H00- Música moçárabe, danças do ventre e a Arte do Encantador de Serpentes (Mouraria); Per Jocum – teatro cómico (Largo do Mosteiro); Os Músicos da Corte e o som da gaita-de-foles (Parque das Varas).

16H00- O Treino de armas dos Monges Guerreiros e jovens cavaleiros (Liça). Os Bobos Acrobatas (Largo do Mosteiro).

16H30- Demonstração de aves/falcoaria (Largo do Mosteiro); Bailias e folias pelo mercado.

17H00- Músicos e saltimbancos (Parque das Varas); Dança do Ventre e a Arte do Encantador de Serpentes (Largo do Mosteiro); Os músicos da corte deambulam pelo mercado.

18H00- Auto de Fé: juízo de heréticos e relapsos. Aplicação das penas na praça pública (Parque das Varas); Demonstração de armas e treino dos jovens infantes (Parque de Jogos); Os Bufarinheiros – A ronda das mezinhas – teatro cómico (Largo do Mosteiro e Mercado).

19H00- Per Jocum – teatro cómico (Parque de Jogos); Demonstração de aves/falcoaria (Parque das Varas); Os sons da Gaita-de-foles (Mouraria); O saltimbanco da Charneca (Mosteiro).

20H00- Os músicos do Reino de Granada e a Dança do Ventre (Largo do Mosteiro);

A Arte do encantador de serpentes (Largo do Mosteiro); Animação pelo recinto.

21H00- Torneio a cavalo em honra de D. Fernando I (Liça); Os Feitiços da Marioneta (Largo do Mosteiro).

22H00- Concerto “Al Folk” (Palco); Os Bufarinheiros – A ronda das mezinhas – teatro cómico (Parque das Varas).

23H00- Cortejo de Ordenação dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Mercado).

23H30- Cerimónia de Ordenação e Exaltação dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Largo do Mosteiro); Malabaristas de fogo ao som do rufar dos tambores (Parque das Varas).

24H00- Recriação da Lenda de Ferro Caldo (Largo do Mosteiro); A Arte das Danças do Ventre (Mouraria).

01H00- Encerramento: Solstício – Espetáculo de fogo (Largo do Mosteiro).



SÁBADO, 12 de Setembro

12h00- Auto de abertura do Mercado (Largo do Mosteiro); Certificação de Mesteirais e Mestre de ofícios e artes pelo Almoxarife (Mercado); Animação em arruadas (Mercado); La Princese Josefine – a outra face da nobreza (Largo do Mosteiro).

13h00- Mostra de armas pelos Monges Cavaleiros e treino dos jovens cavaleiros (Parque de Jogos); As Bailias ao som da gaitade- foles (Mercado).

14h00- Treinos de armas da guarnição castrense (Parque das Varas); Adestramento de Falcoaria para a caça Altaneira (Largo do Mosteiro).

15h00- Mostra de armas dos Monges Guerreiros e treino dos jovens cavaleiros (Parque de jogos); Os Druidas (Largo do Mosteiro); Saltimbancos (Parque das Varas).

Dança do Ventre (Largo do Mosteiro); Demonstração de aves/falcoaria (Parque das Varas).

16h00- Teatro cómico de improviso (Largo do Mosteiro); Os músicos de Granada (Parque das Varas).

17h00- Saltimbancos (Parque das Varas); A Arte das Danças do Ventre e do Encantador de Serpentes (Largo do Mosteiro); Música em arruada.

18h00- Os Faunos (Largo do Mosteiro); Demonstrações de Falcoaria; Malabarismo e Acrobacias (Parque das Varas).

18h30- Auto de Fé: juízo de heréticos e relapsos. Aplicação das penas na praça pública (Largo do Mosteiro); Bufarinheiros – A ronda das mezinhas – teatro cómico (Mouraria).

19h00- Música ao som da gaita-de-foles (Mouraria); Saltimbanco da Charneca (Largo do Mosteiro). Per Jocum – teatro cómico (Parque das Varas).

20h00- Acrobacias (Mouraria); Teatro de improviso (Largo do Mosteiro).

21h00- Torneio a Cavalo em Honra de D. Fernando (Liça); Caminho de Santiago: Recriação da Peregrinação de Santo António do Telheiro ao Mosteiro de Leça do Balio*.

22h00- Per Jocum – teatro cómico (Largo do Mosteiro)

22h30- Concerto – “Jabardeus” (Palco)

23h00- Draco e Isolda, os Feiticeiros (Largo do Mosteiro)

23h30- Cortejo de Ordenação dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Mercado); Música em arruadas (Mercado).

24h00- Cerimónia de Ordenação e Exaltação dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Largo do Mosteiro); Teatro de improviso (Parque das Varas).

00h30- As Bailias e as danças ao som da gaita-de-foles (Parque das Varas); Dança do Ventre (Mouraria); A Arte do encantador de Serpentes (Mouraria);

01h00- Encerramento: “A Chama da Fada”- espetáculo de fogo (Largo do Mosteiro).


Domingo, 13 de Setembro

12h00- Ronda pelo mercado dos Beleguins e Aguazis (Mercado); Música e arruadas (Mercado).

13h00- Treinos dos jovens Monges (Largo do Mosteiro); Acrobacias e malabarismo (Parque das Varas); Os Druidas (Largo do Mosteiro).

13h30- Adestramento de Falcoaria para a caça Altaneira (Parque de Jogos); O Rufo dos Tambores (Mouraria).

14H00- Os sons das flautas e pandeiros (Largo do Mosteiro); Mostra de armas dos Monges Guerreiros; Per Jocum – teatro cómico (Parque das Varas).

15H00- A Arte da dança do ventre e do encantador de Serpentes (Parque das Varas);

Demonstrações de Falcoaria (Largo do Mosteiro).

16h00- O Rufar dos Tambores (Parque das Varas); Malabarismo (Largo do Mosteiro).

Per Jocum – teatro cómico (Largo do Mosteiro).

17h00- Recriação histórica do “Casamento de D. Fernando e D. Leonor”. Os Leprosos visitam o mercado (Mercado).

18h00- Demonstração de aves/falcoaria. (Parque das Varas); Dança do Ventre (Mouraria); A Arte do Encantador de Serpentes (Mouraria).

19h00- Torneio a Cavalo (Liça); Os Leprosos visitam o Mercado (Largo do Mosteiro).

20h00- Gaitas e tambores (Mouraria); Saltimbanco da Charneca (Largo do Mosteiro); Os Bobos Acrobatas (Parque das Varas).

21h00- Concerto “Corna Lusa” (Palco); Rufos de tambores (Mouraria); Cetraria e Falcoaria (Parque das Varas).

21h30- Cortejo dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Mercado). Per Jocum – teatro cómico (Parque das Varas)

22h00- Encerramento: Demuus – espetáculo com fogo (Largo do Mosteiro).


 

Monarcas bem cheirosos –
(Oficinas para os pequenos guerreiros)

Sexta-feira, 11 de setembro

14h30 – O Capacete da Malta (+ 4 anos); 18h – TA TU – TA EU e Rosácea (+4 anos); 21h – Espirais de Baunilha (+ 6 anos)

Sábado, 12 de setembro

14h30 – TA TU – TA EU e Rosácea (+4 anos); 16h30 – O Capacete da Malta (+ 4 anos); 18h30 – Espirais de Baunilha (+ 6 anos)

Domingo, 13 de setembro

14h30 – TA TU – TA EU e Rosácea (+4 anos); 15h30 – Espirais de Baunilha (+ 6 anos)

(Informações no Posto de Informação)


 

Visitas Guiadas ao Mosteiro

Dia 10 – 21h30; Dia 11 – 15h; 16h; 17h; 21h30; Dia 12 – 14h30; 15h30; 16h30; 17h30; Dia 13 – 14h; 15h

(Informações e inscrições no Posto de Informação)


 

RECRIAÇÕES HISTÓRICAS

Auto de abertura da Feira

Almocreves, bufarinheiros e mesteirais acorrem à praça a montar as suas tendas e bancas. Saltimbancos e menestréis preparam as suas atuações burlescas e jocosas.

Em anúncio da visitação do Reposteiro-Mor de D. Fernando ao Mosteiro, senhores e servos saem a receber a nobre comitiva, aprestando-se o tabelião e aprendizes em trazer para o terreiro as mesas e assentos com que se há-de redigir o termo desta visita, sacodem-se as poeiras e enxotam-se os cães sarnentos para longe das vistas.

O arauto apregoou a chegada do Visitador, os homens de armas envergaram as puídas cotas de malha areadas à pressa por debaixo dos coçados arneses e aprumados nas alabardas, esperam, pacientemente. Ao som das trombetas, o préstito irrompe na praça de armas.

O cortejo detém-se e dessedentam-se as visitas com água e malvasia. O comendador da Ordem do Hospital agradece ao nobre Reposteiro-Mor o empenho e a preparação dos esponsais de El-Rei. Há bênção e oração devota.

E mandam-se dar vivas ao Rei.

Chegada dos peregrinos ao Mosteiro

Os freires Hospitalários recebem e acolhem os viandantes e os peregrinos de Santiago de Compostela, lavando-lhes as feridas, dando-lhes agasalho, assim como algum alimento e palha enxuta para pernoitarem.

Auto de Fé: juízo de heréticos e relapsos. Aplicação das penas na praça pública.

Em juízo eclesiástico são julgados heréticos, com Tomazes e Relapsos, acusados de desmandos contra a Santa Madre Igreja, estes mancomunados com o diabo serão chicoteados até à pública confissão das suas perversões.

Torneio a Cavalo

Provas de adestramento entre cavaleiros com justas de cortesia para apuramento dos mais aguerridos.

Recriação da Lenda de Ferro Caldo

Acusada de adultério, a mulher de um ferreiro vê-se obrigada a ser submetida à prova do Ferro Caldo como meio de afirmar a sua inocência.

Entrada Régia “El Rei D. Fernando vem de Lisboa a Leça”

Ameaçado pelo povo de Lisboa que não vê com bons olhos o seu relacionamento com D. Leonor Telles, El Rei D. Fernando toma uma barca até ao Porto vindo acolher-se no Mosteiro de Leça do Balio, onde já estão aprazados os seus esponsais e onde se encontra com a postimosa comitiva dos mais altos dignatários da Ordem dos Hospitalários.

Régio Esposamento de el Rei D. Fernando e D. Leonor Teles

D. Fernando anula o casamento a que D. Leonor se encontrava vinculada e, contrariando o descontentamento do povo e reprimindo violentamente os seus protestos, enamorado, toma-a como sua esposa no Mosteiro de Leça do Balio.

Contra a opinião de muitos nobres e poderosos do reino, D. Fernando torna D. Leonor Rainha de Portugal e atribui-lhe dote e regalias, seguindo-se o beija-mão pela clerezia e fidalguia.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Horário de funcionamento da feira:

Dia 10 Setembro das 17H00 às 01H00

Dia 11 e 12 Setembro das 12H00 às 01H00

Dia 13 Setembro das 12H00 às 22H00


 

Preço de entrada:

Bilhete válido para uma entrada: 1 Euro

Pulseira válida para todo o evento: 3 Euros

Crianças até 1,30m de altura isentas de pagamento

(entradas limitadas à lotação do recinto)

Torneios a cavalo:

2 Euros

Horário das Bilheteiras:

Dia 10 Setembro das 16H45 à 01H00

Dia 11 e 12 Setembro das 11H45 à 01H00

Dia 13 Setembro das 11H45 às 22H00


 

Parques de estacionamento GRATUITOS:
Parque da Unicer, Centro Empresarial Lionesa e Parque da Feira de Santana.

Visitas guiadas ao Mosteiro

(Informações e inscrições no Posto de Informação)

* Recriação da Peregrinação

(Informações e inscrições no Posto de Informação)

Custo 1€ que dá direito a entrada na feira após o final da peregrinação.

STCP: Linha 505

Recomenda-se a consulta da lista de preços exposta ao público em cada tenda

Nota: Animação itinerante pelo recinto, recriações históricas e artes performativas

Comeres e beberes nas tabernas do burgo ao longo de toda a Feira (espaço de alimentação)

Os horários são indicativos e o programa pode sofrer alterações.

 

CMM


Partilhe:

1 comentário

  • Boa noite gostaria de participar como e onde me posso deslocar para saber mais informaçoes…

    Os meus Cumprimentos,
    Nuno Conceição

Comentar