Agenda

Biennale de Design traz a Matosinhos exposições, workshops e debates

Porto Design Biennale

A semana inaugural da Porto Design Biennale decorre de 19 a 28 de setembro, estendendo-se a programação geral até 8 de dezembro, em vários espaços das cidades do Porto e Matosinhos.

A primeira exposição da Porto Design Biennale, em Matosinhos, inaugurou ontem, 19 de setembro. “Frontiere – Expressões de Design Contemporâneo” abriu portas esta quinta-feira, pelas 15h00, na Casa do Design de Matosinhos.

Parte integrante do programa Territorio Italia, que estabelece a presença italiana na 1.ª edição da Porto Design Biennale 2019 (PBD’19), a exposição “Frontiere — Expressões de Design Contemporâneo”, com curadoria de Maria Milano e Lucio Magri, representa uma oportunidade para refletir sobre algumas das expressões mais interessantes do design contemporâneo e emergente no atual panorama italiano. A exposição apresenta histórias de designers, empresas, escolas e associações que, reagindo aos estímulos da realidade pós-milénio, descobrem novas dimensões na abordagem do design.

Na sexta-feira, 20 de setembro, pelas 16h00, chega a inauguração de mais uma exposição em Matosinhos. “Que força é essa – Protesto e participação democrática em Portugal: cartazes artesanais do arquivo Ephemera” poderá ser visitada no pavilhão central da Casa da Arquitectura a partir da próxima sexta-feira.

A exposição, com curadoria de Helena Sofia Silva, dá a conhecer o espólio de cartazes artesanais do arquivo Ephemera de José Pacheco Pereira. Recolhidos ao longo dos últimos sete anos, estes cartazes são únicos e foram feitos e utilizados em ações pacíficas de protesto e participação democrática em Portugal.

  Este fim-de-semana a cultura está em festa em Matosinhos

Ambas as exposições têm entrada livre e estarão patentes em Matosinhos até ao dia 8 de dezembro.

No âmbito da PBD’19 decorrerão ainda em Matosinhos, entre outros, workshops e debates em locais como o Museu da Quinta de Santiago ou o Teatro Municipal de Matosinhos – Constantino Nery.

A Porto Design Biennale, é um evento promovido pelas Câmaras Municipais de Matosinhos e Porto, que ocupará diversos locais das duas cidades, e terá a organização da esad—idea, Investigação em Design e Arte, o centro de investigação da ESAD/Escola Superior de Artes e Design. O evento pretende afirmar, com grande relevância, a região norte de Portugal no mapa dos grandes eventos internacionais na área do design.

  Brinquedos com realidade aumentada chegam à Lego Fun Factory de Matosinhos

A semana inaugural da Porto Design Biennale decorre de 19 a 28 de setembro, estendendo-se a programação geral até 8 de dezembro, em vários espaços das cidades do Porto e Matosinhos

Com curadoria-geral de José Bártolo, esta 1.ª edição procura mapear os projetos e processos de trabalho dos millennial, a geração que chega ao mercado profissional num quadro geral de mudança acelerada e grandes tensões a nível global — identitárias, geopolíticas, financeiras, ambientais, tecnológicas, entre outras. Através de uma série de exposições, conferências e workshops, esta edição da PDB’19 explora várias vertentes das ligações entre o design, a indústria, o ensino e a sociedade, promovendo, ao mesmo tempo, uma reflexão crítica acerca do design enquanto disciplina. 

Avalie esta publicação
Sending
User Review
5 (1 vote)

Comentar