Translate
O Primeiro-ministro, António Costa, desloca-se à Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura no dia 15 de novembro, pelas 12h, para a cerimónia de abertura do Programa Inaugural da instituição que abre as portas no dia 17 de novembro, às 21h30.
Durante a sua deslocação à Casa da Arquitectura, e acompanhado da Presidente da Câmara, Luisa Salgueiro, António Costa vai visitar as novas instalações na Real Vinícola.
As novas instalações da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura vão abrir em Matosinhos nos dias 17, 18 e 19 de novembro com uma programação intensa e variada de exposições, visitas, debates, performances, filmes, lançamentos de livros e muito animação para as crianças e as famílias.
A Casa abre a sua programação expositiva com duas propostas distintas: na Nave Expositiva estará “Poder Arquitectura“, exposição comissariada pelos arquitetos Jorge Carvalho, Pedro Bandeira e Ricardo Carvalho que vai ocupar os cerca de 800 metros quadrados da Nave com uma proposta de reflexão em torno de “oito poderes que se alinham, infletem e divergem entre si” e envolve 40 projetos de cerca de 30 autores distintos de todo o mundo.
Na Galeria da Casa estará patente a X BIAU – Exposição da Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo que distinguiu o arquiteto Souto de Moura com o Prémio Ibero-Americano de Arquitetura e Urbanismo na sua 10ª edição. São 26 obras selecionadas, entre as quais 4 portuguesas. A BIAU é comissariada por Àngela Garcia de Paredes e Ignacio G. Pedrosa.
Um vasto programa de conferências e debates acompanha a proposta expositiva. Durante três dias, cruzar-se-ão nas instalações da Real Vinícola, em Matosinhos, personalidades de todo o mundo ligadas aos domínios do conhecimento com que a arquitetura se cruza, no âmbito do Programa Please Share! comissariado pelo arquiteto Roberto Cremascoli.[su_spacer]
Casa da Arquitectura ocupa 5 mil metros quadrados
[su_spacer]Todos os espaços que compõem a Casa da Arquitectura estarão abertos a visitas. Vai ser possível conhecer o arquivo da Casa, onde se guarda o acervo reunido e em expansão de arquitetos como Álvaro Siza, Souto de Moura, João Luís Carrilho da Graça, João Álvaro Rocha, Paulo Mendes da Rocha e Fernando Távora, entre outros. São para cima de 500 maquetes, painéis, desenhos, serigrafias, DVD’s, livros e outros materiais guardados nos cerca de 800 metros quadrados que ocupa o Arquivo da Casa. Ao todo, na sua extensão, a Casa da Arquitectura ocupa 5 mil metros quadrados distribuídos por áreas públicas destinadas a exposições e apresentações, com Auditório, Biblioteca e Loja a ocupar 36% do espaço. Para as áreas de conservação e manutenção está reservado 38% do espaço, cabendo às áreas de gestão e produção interna 10% do espaço.
A Festa da arquitetura é aberta a todos, sem exceção. Para os mais novos e famílias, um eclético programa educativo irá oferecer atividades contínuas durante os dias 18 e 19 de novembro. Várias performances irão animar o quarteirão da Real Vinícola durante o fim-de-semana. Não faltará o cinema nem a animação, a música, a dança. Na sexta-feira, dia 17 de novembro, a Casa da Arquitectura abre as portas ao público às 21h30 para um programa de celebrações que entra pela noite adentro.[su_spacer]
Localização – Casa da Arquitectura
As instalações ficam na Avenida Menéres, 456, quarteirão limitado pela Av. Menéres, R. Mouzinho de Albuquerque, R. Sousa Aroso e R. D. João I, em Matosinhos.
Comentar