Cartaz webinar sobre "Matosinhos: Casa Acessível"

MatosinhosHabit promove webinar sobre “Matosinhos: Casa Acessível”

A próxima webinar do ciclo de debates “Matosinhos à Conversa” vai ser dedicada ao tema “Matosinhos: Casa Acessível”. Promovida pela MatosinhosHabit e Câmara Municipal de Matosinhos, o evento decorre pelas 21h00 na página de facebook da autarquia e contará com a participação da secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves.


Matosinhos à Conversa

A conversa, moderada pela jornalista Luísa Pinto, vai contar também com a participação da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e de Artur Costa, consultor para a Estratégia Local de Habitação. O objectivo é lançar a discussão e reflexão em torno do “Matosinhos: Casa Acessível”, um programa municipal que pretende captar para o mercado de arrendamento a custos acessíveis fogos privados, até agora indisponíveis.

Para Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, «esta webinar vai possibilitar à comunidade ficar a conhecer todo o programa “Casa Acessível” que tem como objectivo apoiar os habitantes do nosso concelho que enfrentam actualmente maiores obstáculos no acesso à habitação. Queremos, sobretudo, que todos tenham as mesmas possibilidades e que, nesta altura particularmente difícil que vivemos, ninguém se sinta marginalizado em termos habitacionais.»

O programa “Casa Acessível” vai arrancar nas próximas semanas e irá apoiar a classe média e os jovens no acesso à habitação, prevendo-se que o município arrende imóveis, de diferentes tipologias e em diferentes freguesias do concelho, e que posteriormente os subarrende às famílias a preços acessíveis, sendo que será a autarquia a assegurar a relação contratual e financeira com o senhorio e com o subarrendatário.

«A Câmara Municipal de Matosinhos entende que as políticas municipais de habitação devem contribuir para responder ao agravamento de situações de carência, mas também para criar condições de acesso à habitação que permitam fixar a população residente e atrair muitos dos que, nos últimos anos, não encontraram habitação em mercado de arrendamento no concelho de Matosinhos. É evidente a crescente dificuldade, sobretudo dos mais jovens, no acesso a um mercado habitacional que vá ao encontro das suas necessidades e expectativas, obrigando-os em grande medida a procurar resposta fora do concelho», refere Luísa Salgueiro.

Assim, a expectativa é que, até 2025, sejam celebrados 500 contratos de arrendamento, sendo que, sustenta a autarca, «o esforço financeiro da autarquia com este programa, suportando a diferença de valor entre a renda paga aos senhorios e recebida dos subarrendatários, será sempre moderado e largamente compensado pelos benefícios sociais».

sendinblue

Data

18 Nov 2020
Expired!

Hora

21:00

Mais Info.

Facebook
Online (Redes Sociais)

Local

Online (Redes Sociais)
Redes Sociais
Categorias
MatosinhosHabit

Organizador

MatosinhosHabit
Telefone
22 939 9990
E-mail
[email protected]

Outubro 2021

SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB
DOM
27
28
29
30
1
2
3
Events for 1 Outubro
Sem Eventos
Events for 2 Outubro
Sem Eventos
Events for 3 Outubro
Sem Eventos
4
5
6
7
8
9
10
Events for 4 Outubro
Sem Eventos
Events for 5 Outubro
Sem Eventos
Events for 6 Outubro
Sem Eventos
Events for 7 Outubro
Sem Eventos
Events for 8 Outubro
Sem Eventos
Events for 9 Outubro
Sem Eventos
Events for 10 Outubro
Sem Eventos
11
12
13
14
15
16
17
Events for 11 Outubro
Sem Eventos
Events for 12 Outubro
Sem Eventos
Events for 13 Outubro
Sem Eventos
Events for 14 Outubro
Sem Eventos
Events for 15 Outubro
Sem Eventos
Events for 16 Outubro
Sem Eventos
Events for 17 Outubro
Sem Eventos
18
19
20
21
22
23
24
Events for 18 Outubro
Events for 19 Outubro
Events for 20 Outubro
Events for 21 Outubro
Events for 22 Outubro
Events for 23 Outubro
Events for 24 Outubro
25
26
27
28
29
30
31
Events for 25 Outubro
Events for 26 Outubro
Events for 27 Outubro
Events for 28 Outubro
Events for 29 Outubro
Events for 30 Outubro
Events for 31 Outubro
1
2
3
4
5
6
7