Mártir São Sebastião 2024 (Matosinhos) – CARTAZ das Festas

Andor Mártir São Sebastião
Partilhe:

Translate

Festa dos Pescadores regressa a Matosinhos entre os dias 12 e 14 de julho


As Grandiosas Festas ao Mártir São Sebastião regressam a Matosinhos entre os dias 12 e 14 de Julho de 2024. Música, animação, fé e devoção, em três dias de festa tão ansiada…

A Festa do Mártir São Sebastião é toda dos pescadores de Matosinhos. Da Igreja Matriz sai uma majestosa procissão que vai até à Doca Pesca. Os pescadores exprimem ao seu santo padroeiro toda a sua devoção e pedem-lhe um mar farto e seguro. Vestem os seus filhos de anjinhos, carregam o andor do Mártir S. Sebastião e engalanam os seus barcos para que sejam benzidos, juntamente com o mar.
No domingo de manhã assistem a uma missa solene na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. A festa religiosa não acaba sem um espetáculo, de variedades e de ranchos folclóricos, seguido de um magistral fogo de artifício.

Cartaz das Festas – Mártir São Sebastião 2024 – Matosinhos

(o programa completo será anunciado brevemente)

Manda a tradição, que a inauguração da iluminação festiva marque o arranque das festas do Mártir S. Sebastião, e este ano não será diferente.

Dia 12 de Julho, pelas 21h30, não perca a inauguração das iluminações festivas, na Lota do Pescado!

A primeira noite das festas, é sempre marcada por uma grande banda de música de baile, e este ano não será exceção! Assim, pelas 22h00, uma Banda (a anunciar) atuará na Lota do Pescado, para animar o primeiro dia das festas ao Padroeiro dos Pescadores de Matosinhos.

Dia 13 de Julho, a partir das 14h00, o Cortejo Etnográfico das Festas ao Mártir S. Sebastião vai percorrer algumas das ruas da cidade, com paragem na Casa dos Pescadores para uma pequena concentração, terminando na Lota do Pescado, onde decorrerá o já tradicional Festival Folclórico das festas!

A “maior demonstração de fé do Concelho de Matosinhos” está de volta!

Procissão Mártir São Sebastião
Procissão Mártir São Sebastião

No dia grande das festas ao Padroeiro, dia 14 de Julho, a tradição manda que, de manhã, aconteça a Eucaristia Solene em sua honra. Presidida pelo Padre Emanuel Brandão, e acompanhada a grande instrumental pelo Coro Paroquial de Matosinhos, este é um momento de fé e devoção ao Mártir S. Sebastião que vale a pena ser vivido.

De tarde, pelas 15h30, sairá da Igreja Matriz “a maior e mais majestosa Procissão do Concelho de Matosinhos”. Trinta andores, dezenas de figurantes e milhares de fiéis percorrerão as ruas e avenidas da cidade, com paragem na Lota do Pescado para a tradicional e emocionante Bênção ao Mar e aos Barcos.

A acompanhar o cortejo, para além da Fanfarra dos B.V. de Leixões, estará também a Cavalaria da GNR e a Banda Musical de S. Vicente de Alfena.

A procissão terá o seguinte itinerário: Saída da Igreja Matriz, Av. D. Afonso Henriques, Av. da República, Av. Serpa Pinto, Rua 1° de Dezembro, Rua Heróis de França, Lota do Pescado (Bênção ao Mar), Rua Conde S. Salvador, Rua Álvaro Castelões, Rua do Godinho, Av. D. Afonso Henriques, Recolhe na Igreja Matriz.

Na última noite das festas, há musica para todos os gostos e idades!

Dia 14 de Julho, pelas 22h00, uma banda musical vai trazer a Matosinhos um grande espetáculo de luz e som, que promete não deixar nenhum dos presentes indiferente! Desde miúdos a graúdos, esta banda promete agradar a todos!

O tradicional e sempre aguardado Fogo de Artifício

Como forma de encerrar os festejos, um fantástico espetáculo de pirotecnia vai voltar a encher os céus de Matosinhos de luz e de cor! Acontecerá, como de costume, na noite de Domingo, dia 14 de Julho, assim que o relógio bater a meia-noite.

Fogo do Senhor de Matosinhos

RELACIONADOS:
Festa Mártir São Sebastião 2019
Festa Mártir São Sebastião 2018



Partilhe: