Matosinhos organiza Festival de filmes com 1 minuto de duração

M Film Festival Matosinhos

Partilhe:

Translate


M Film Festival – 60 filmes… 60 minutos

[su_spacer]O M Film Festival 2019 é um festival internacional de cinema, dedicado em exclusivo a filmes de 1 minuto de duração, incluindo créditos, com competição aberta a todos países, organizado pelo Orfeão de Matosinhos e estará integrado nas Festas do Senhor de Matosinhos 2019.[su_spacer]

O M Film Festival é organizado pelo Orfeão de Matosinhos, com o apoio da Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos (ANCIMA), Câmara Municipal de Matosinhos e da União de Freguesias Matosinhos – Leça da Palmeira e realizar-se-à na sede do Orfeão de Matosinhos, no dia 31 de Maio, pelas 21h30.[su_spacer]

Nesta primeira edição do festival, haverá prémios monetários para os melhores filmes em dez diferentes categorias. O Prémio de Melhor Filme terá o nome do Prof. Cunha e Silva, “em homenagem a um homem que marca a cultura de Matosinhos” e foi presidente do Orfeão de Matosinhos até há bem pouco tempo. Os prémios serão atribuídos por um júri composto por João Antunes, Rui Jorge Oliveira, Representante da CMM (a designar posteriormente), Azedin El Ouafi (Marrocos) e Dawn Westlake (EUA).[su_spacer]

A ideia do Festival é do cineasta matosinhense André Almeida Rodrigues, com produções premiadas e exibidas em todo mundo e que será o seu grande responsável. André Rodrigues cumpre o desejo do Orfeão de Matosinhos de realizar um evento deste género no concelho e o seu próprio desejo de “trazer cinema mundial até Matosinhos”, sobretudo filmes com a duração de um minuto.

As inscrições decorrem até ao dia 16 de Maio no FilmFreeway através do link: https://filmfreeway.com/mfilmfestival

André RodriguesAndré Almeida Rodrigues[su_spacer]

M Film Festival 2019  – Elementos do Júri:


João Antunes
– Funcionário da Cinemateca Portuguesa, escreve sobre cinema há mais de 30 anos, sendo neste momento colaborador do Jornal de Notícias. Foi Júri da Crítica em festivais como Cannes, Berlim, Istambul, Guadalajara, Yerevan, Presidente do Júri Internacional no Cinanima e membro do Júri Internacional no Festróia. Escreveu os livros “Melhores Filmes – Melhores Cineastas”, “À Conversa com os Senhores dos Anéis” e “MOTEL/X” e ainda “10 Anos de Terror”. Colaborou com várias enciclopédias, nacionais e internacionais. Mais recentemente começou a produzir filmes, nomeadamente as curtas-metragens “Terrain Vague” e “La Chambre”, de Latifa Said.

Azedin El Ouafi – Diretor do Cap Spartel Film Festival – Realizador e Argumentista, Diretor do Film Festival Yangier, do Moroccan Observatory for Images and Media, Visual Arts in Tangier, Art Manager Cultural e actividades cinematográficas. Foi Júri em festivais de cinema em Marrocos, Emirados Árabes Unidos e na Holanda.

Dawn Westlake – Presidente da Ron de Cana Prods, Inc. in Los Angeles. Desde 2000 já realizou 20 filmes conquistando 68 prémios, incluindo o Prémio de Honra da Canon USA, Inc. and JVC-Tokyo. O seu primeiro filme – “Mini Driver Project” – foi realizado em Portugal, no Porto e arredores. Filmou também em França e Espanha, além, naturalmente de ter filmado nos EUA. Dawn participou como júri em vários festivais em Itália, França e EUA.

Rui Jorge Oliveira – Ator e membro da Direcção do OM. Como ator, destaca-se as últimas participações em “Sefarad”, o mais recente filme de Luís Ismael, e em “Vida Sublime”, o filme português mais premiado internacionalmente e realizado por Luís Diogo.

E por um representante da Câmara Municipal de Matosinhos (a designar).[su_spacer][su_spacer]

Sobre o Orfeão de Matosinhos

O Orfeão de Matosinhos é uma associação cultural centenária que pretende promover a cultura, em todas as suas formas, quer seja no canto, na escrita, no teatro, na dança, no cinema, etc. Desde a sua formação, em 1917, que a sua principal razão de existir é, e continua a ser, o seu coro.

Endereço: Rua de Brito Capelo 234, 4450-252 Matosinhos[su_spacer]


[su_spacer]


Partilhe:

Comentar