Vereador de Matosinhos renuncia após condenação por peculato

António Correia Pinto, Vereador CM de Matosinhos
Partilhe:

Translate

António Correia Pinto, que assumia pelouros da Educação, Recursos Humanos e Causa Animal, deixa cargo a 1 de março


O vereador do PS na Câmara de Matosinhos, António Correia Pinto, anunciou a sua renúncia ao mandato a partir de 1 de março. O anúncio foi feito durante uma reunião privada do executivo municipal, depois de já ter comunicado à presidente da autarquia Luísa Salgueiro.

Responsável pelos pelouros da Educação, Recursos Humanos e Causa Animal, Correia Pinto exercia funções em regime de meio tempo desde a sua reforma em março de 2024. Com uma carreira pública iniciada em 1975, soma 19 anos como vereador e 26 anos de serviço como professor, dirigente escolar e técnico do Ministério da Educação.

Em setembro de 2024, foi condenado a 3 anos e 6 meses de pena suspensa por peculato. O Tribunal de São João Novo, no Porto, provou que utilizou uma viatura da autarquia em benefício próprio “várias vezes”. Para além da pena suspensa, recebeu uma coima de 900 euros e terá de restituir 458 euros à Câmara referentes a combustível e portagens.

Ao comunicar a sua saída, Correia Pinto afirmou ter “o sentimento de ter cumprido os deveres profissionais e de cidadão” e manifestou vontade de se dedicar a uma nova fase da vida, mantendo-se ativo no serviço à comunidade, mas com espaço para outros interesses pessoais.



Partilhe: