Farol de Leça ou da Boa-Nova: História / Vídeos / Visitas

Farol da Boa Nova
Partilhe:

Translate

Quem vem passear à beira mar, em Leça da Palmeira, não pode deixar de observar o farol de Leça ou da Boa-Nova, como vulgarmente é chamado.


Este é o segundo maior farol de Portugal (o maior é o da Barra, em Aveiro), com 46 metros de altura e 213 degraus de escada em caracol. O seu alcance de luz ultrapassa as 28 milhas náuticas, ou seja, é visível a mais de 52 quilómetros.

São 46 metros de escada em caracol, mais propriamente 225 degraus, mas para quem não está em forma existe um elevador para saborear a vista soberba que vai encontrar perante si. Tem um alcance luminoso médio de 39 milhas.

Inaugurado em 1927, o Farol de Leça da Palmeira (Boa-Nova) ainda hoje se mantém funcional, ainda que monumento de arqueologia industrial. No norte, foi o primeiro farol eléctrico a surgir e noutros tempos foi farol aero-marítimo e sede de escola de faroleiros.

Farol de Leça aberto no Dia da Marinha

Sobre o Farol de Leça ou da Boa-Nova

Num passado não muito distante, a costa norte de Portugal era conhecida pelos marinheiros como a «costa negra». Tal devia-se à escuridão constante, ou se preferirmos, à fraca iluminação. Daqui resultavam naufrágios frequentes, tal como se pode constatar no Museu da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça.

Tal facto levou a que, em 1915, o Ministro da Marinha da altura decretasse a elaboração urgente de um projeto, com vista à instalação de um farol que fosse dotado de um sinal sonoro.

Esse farolim seria construído na Boa Nova, em Leça da Palmeira, nas atuais traseiras da Capela da Boa Nova (S. Clemente das Penhas) e funcionou entre 1916 e 1926. Curioso que muitas das pessoas que circundam a capela e sobem os degraus até ao marco geodésico para apreciar as belíssimas vistas que a natureza aí proporciona, nem sequer sonham que estão em cima do local desse primitivo farol. Isto apesar de ser bem visível no terreno o quadrado que ele formava.

Farol de Leça - Faróis de Portugal

O novo farol de Leça foi inaugurado em 20 de fevereiro de 1927, segundo projeto do Engenheiro Joaquim Peres e custou 370.000$00 (trezentos e setenta mil escudos). Tem uma torre circular de cimento armado, branco, com pequenas listas horizontais escuras.

O sinal sonoro, conhecido entre os leceiros como «a ronca», funcionou durante vários anos, tendo sido desactivado nos anos 80.

Desde a sua fundação que nas suas instalações funcionou a Escola de Formação de Faroleiros, donde se formaram excelentes profissionais. Esta escola encerrou em 1962.

Hoje mantém-se ativo e é considerado umas das Sete Maravilhas de Leça da Palmeira. Além disso, é considerado monumento da arqueologia industrial, tendo sido o primeiro farol elétrico do norte do país.

Quem vem passear a Leça e quem mora em Leça tem de subir ao farol e apreciar as vistas maravilhosas que ele proporciona. Não custa nada, basta tocar á campainha e solicitar a visita ao faroleiro. Se for um grupo grande, é necessário marcar na capitania, mas basta um telefonema e/ou o envio de um email ou fax.


Morada Farol de Leça da Palmeira

Avenida da Liberdade, 4450-686 Leça da Palmeira
Localização: 41º 12’,15 N, 08º 42’,64 W

maps

Ver localização no Google Maps


Horário Visitas ao Farol de Leça

Todas as quartas-feiras, durante a tarde.

Período de Verão (01 abril a 30 setembro):
às quartas-feiras entre as 14:00 e as 17:00 horas

Período de Inverno (01 outubro a 31 março):
às quartas-feiras entre as 13:30 e as 16:00 horas

Fora deste período, os faróis podem ser visitados por marcação n​o caso de grupos organizados (escolas, entidades, etc), através de email para [email protected].

​Para visitas nos horário indicados, não é necessária marcação.

​Importante: Alerta-se que o período de abertura a visitas pode ser cancelado ou encurtado, sem aviso prévio, por motivos operacionais do farol, pois os faróis são equipamentos de assinalamento marítimo em funcionamento, cuja missão principal é garantir a segurança da navegação.

Informações e marcações: 
229 390 967 / [email protected]
229 951 835 / [email protected]

Entrada: 4,50€ (entrada gratuita para estudantes e menores) conforme Portaria nº506/2018 – D.R, 2ª serie – Nº 190, 02 de outubro de 2018.

Vídeo Farol da Boa Nova – Leça da Palmeira


Partilhe:

1 comentário

  • Olá, parabéns pelo bonito farol! E um enorme bem-haja aos senhores que tão bem recebem os visitantes à entrada! Apenas uma crítica: o Faroleiro informa acerca das questões técnicas (eletricidade, física,…) e eu acho que seria mais interessante para quem visita o Farol saber também a sua história.
    Muito obrigada

Comentar