Grandiosas Festas ao Mártir São Sebastião – PROGRAMA 2018

Andor Mártir São Sebastião

Partilhe:

Translate


Mártir S. Sebastião – Festa dos Pescadores de Matosinhos

A Festa do Mártir S. Sebastião é toda dos pescadores de Matosinhos. Da Igreja Matriz sai uma majestosa procissão que vai até à Doca Pesca. Os pescadores exprimem ao seu santo padroeiro toda a sua devoção e pedem-lhe um mar farto e seguro. Vestem os seus filhos de anjinhos, carregam o andor do Mártir S. Sebastião e engalanam os seus barcos para que sejam benzidos, juntamente com o mar. No domingo de manhã assistem a uma missa solene na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. A festa religiosa não acaba sem um espetáculo, de variedades e de ranchos folclóricos, seguido de um magistral fogo de artifício.

PROGRAMA MÁRTIR SÃO SEBASTIÃO – 2018

DIA 13, Sexta-Feira

21:30 – Inauguração das Ornamentações Eléctricas.

22:00 – Na Lota do Pescado, Grande Noite de Baile com o Agrupamento Musical Fusiforme.


Diapasão

DIA 14, Sábado

14:00 – Concentração dos grupos folclóricos e da fanfarra dos bombeiros de Matosinhos-Leça, junto à casa museu, que seguirão em desfile até à capela do Santo padroeiro, na casa dos pescadores onde farão uma pequena concentração e em seguida, continuam o desfile até à lota do pescado onde decorrerá um festival folclórico no qual actuarão os seguintes grupos: Rancho Folclórico ‘Os Vareirinhos de Matosinhos’, Rancho típico de Esposade, Rancho Folclórico “As Varinas de Ovar”, Grupo Folclórico “As Florinhas” das Caldas de S. Jorge (Sta. Maria da Feira), Rancho Folclórico de S. Romão do Coronado (Trofa) e Rancho Folclórico ‘Os Pescadores de Matosinhos’.

22:00 – Sensacional Espectáculo com o Agrupamento Musical Diapasão.


DIA 15, Domingo

10:30 – Na Igreja Matriz, Missa Solene, a grande instrumental, acompanhada pelo Coro Paroquial de Matosinhos, e sermão pelo Rev. Pe. Manuel Mendes, Abade de Matosinhos.

Procissão Mártir São Sebastião

15:30 – Sairá da Igreja Matriz uma Majestosa Procissão, com inúmeros Anjinhos e Andores, que percorrerá diversas ruas e avenidas da cidade até à Lota do Pescado, onde será dada a Bênção ao Mar. Tomarão parte na procissão as Excelentíssimas autoridades, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça, e a Banda de Musica S. Vicente de Alfena – Valongo.

Itinerário da Procissão:

Saída da Igreja Matriz
Av. D. Afonso Henriques
Av. da República
Av. Serpa Pinto
Rua 1.º de Dezembro
Rua Heróis de França
Praia do Pescado
Rua Conde S. Salvador
Rua Álvaro Castelões
Rua do Godinho
Av. D. Afonso Henriques
Igreja Matriz

22:00 – Sensacional Espectáculo, com o Grupo Musical Porto Sentido.

24:00 – Será queimado Fogo de Artifício


NOTAS

  • A Comissão de Festas do Mártir São Sebastião pede para informar que quem pretender fazer parte da Procissão como figura alegórica – os tradicionais anjinhos, deve dirigir-se à ‘Casa Confiança’ para se inscrever.
  • Mudança de Instalações da Casa-Museu
    A Comissão de Festas do Mártir São Sebastião informa todos os matosinhenses e todos os feirantes que a Casa-Museu do Mártir São Sebastião mudou de instalações.
    Agora, está na Rua de Manhufe, no edifício da Antiga Escola Primária do Bairro dos Pescadores, a dois minutos do local da antiga Casa-Museu.
Programa Mártir São Sebastião

Ver mais em martirsaosebastiaofestas.blogspot.com


Partilhe:

Comentar