Como cuidar do seu carro antes de uma viagem?

Carros
Partilhe:

Translate

O período de férias está cada vez mais próximo e o planeamento de uma viagem deve incluir alguns cuidados para quem vai conduzir um automóvel.

Para fazer uma viagem tranquila, agradável e segura na autoestrada é importante assegurar que a viatura está em ótimas condições.

Seja como for, os ligeiros e autocaravanas devem ser revistos previamente antes da viagem. Partes como pneus, travões, suspensão e também as partes que passaram por tratamento térmico.

Conselhos para manter o veículo bem cuidado

A melhor maneira de garantir que o veículo está preparado para realizar uma viagem de longa duração é mantê-lo sempre cuidado e preservado.

1) Faça revisões periódicas

Ainda que o seu veículo não seja novo e já tenha passado pelas revisões que a garantia de fábrica oferece, deve planear novas revisões ao veículo.

Os cuidados com a aparência e funcionalidade do veículo também devem ser mantidos, para que a qualidade da condução e segurança se mantenham.

2) Verificar o nível do óleo do motor e da água

A verificação do nível do óleo e da água deve ser feita até mesmo para constatar se eles não se misturam, pois pode acarretar problemas graves para o veículo.

3) Realizar a troca de óleo quando necessário

Muitos especialistas sugerem que a troca de óleo seja feita a cada 10 mil quilómetros e se você está prestes a viajar o melhor seria fazê-la com o seu mecânico de confiança.

Além disso, saber a procedência e a qualidade do óleo é muito importante para adquirir um produto compatível com o seu tipo de motor.

4) Identificar eventuais fugas

Observar o funcionamento do veículo e detectar se estão a ocorrer fugas podem ajudar a evitar problemas no futuro ou durante a viagem.

Se você suspeita que o automóvel está a perder óleo ou outro tipo de líquido procure um mecânico o mais rápido possível.

5) Averiguar se os travões funcionam corretamente

O primeiro sinal que os travões dão que estão a sofrer de desgaste é quando começam a ficar pesados e duros ao serem acionados.

Se ao tentar utilizar os travões eles começam a fazer um som diferente do habitual ou vibram com intensidade, é muito provável que estejam a precisar do conselho de um especialista.

6) Constatar o funcionamento da direção do automóvel

O sistema de direção do veículo é um dos itens fundamentais para manter a segurança do veículo e do condutor, por isso também deve ser inspecionado.

Se a caixa de direção apresentar algum tipo de problema e prejudicar a dirigibilidade do condutor podem gerar riscos para a segurança do carro.

Dessa forma, caso desconfie de algum tipo de irregularidade na direção do automóvel, entre em contato com o seu mecânico e leve o carro até a oficina.

7) Verificar os pneus e pneu sobressalente

Os pneus costumam sofrer um desgaste natural ao longo do tempo de uso em diferentes tipos de terrenos, portanto, antes de iniciar uma viagem eles devem ser verificados.

A troca de pneus e a revisão de pneu sobressalente podem ajudar a ter uma viagem tranquila e segura, caso seja necessário utilizar o pneu de substituição.

10) Verificar as luzes do carro

O sistema de iluminação e sinalização do carro deve funcionar perfeitamente, sobretudo, nas viagens realizadas em autoestradas durante a noite ou dias nublados.

Se as luzes funcionam corretamente você consegue ver os demais carros e o caminho, como os outros condutores podem ter a visão do seu veículo na estrada.

Em suma, o sistema de luzes em ótimas condições é mais um item de segurança que deve ser garantido pelo condutor para uma viagem segura, agradável e fiável.


pub


Partilhe: