Cuidar de quem cuida: 59 autarquias premiadas por boas práticas

Cuidadores Informais
Partilhe:

Translate

59 autarquias, de norte a sul do país, recebem o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais


A Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) distinguiu 59 municípios e freguesias com o Selo de Mérito, em reconhecimento das suas boas práticas e medidas de apoio aos cuidadores informais.

Um total de 66 projetos foram analisados pelo júri da iniciativa, composto por membros do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais. As autarquias premiadas destacaram-se pelo cumprimento de critérios rigorosos, demonstrando um compromisso real com o bem-estar dos cuidadores informais.

A missão da RACCI é reconhecer e valorizar os esforços dos municípios e freguesias que implementam medidas inovadoras e eficazes para apoiar este grupo crucial da sociedade. O apoio aos cuidadores informais é essencial para garantir a qualidade de vida das pessoas dependentes e para promover a sustentabilidade do sistema de saúde e social.

As autarquias vencedoras da 3ª edição da RACCI são: Albufeira, Almada, Almagreira, Amadora, Amarante, Arruda dos Vinhos, Cabeceiras de Basto, Cantanhede, Caniço, Carriço, Castelo Branco, Celorico da Beira, Cinfães, Coruche, Cuba, Espinho, Évora, Felgueiras, Gondomar, Guimarães, Ílhavo, Loures, Louriçal, Lousada, Machico, Mafra, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mealhada, Miranda do Corvo, Mirandela, Montalegre, Moura, Nelas, Odemira, Oeiras, Ourém, Ovar, Paredes, Penafiel, Pombal, Portimão, Porto, Póvoa de Lanhoso, Queluz e Belas, Santa Maria da Feira, Santa Marta de Penaguião, Santiago do Cacém, São Pedro Fins, Sesimbra, Tavira, Trofa, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Pouca de Aguiar, Vila Verde e Vouzela.

O júri foi composto por membros do Movimento, nomeadamente: Catarina Alvarez, em representação da Alzheimer Portugal, Celeste Campinho, Presidente da Associação das Doenças da Tiróide, Margarida Costa, em representação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Palmira Martins, em representação da RD Portugal e Vítor Neves, Presidente da EuropaColon.

Com esta iniciativa, o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais reforça o seu compromisso em promover a valorização e o apoio a este grupo fundamental da nossa sociedade.

Consulte aqui para mais informações sobre a RACCI e a lista completa das autarquias premiadas nas edições anteriores.



Partilhe: