Translate
Maio, setembro e outubro foram os meses com maior atividade de cruzeiros, com destaque para outubro como o melhor mês de sempre em número de passageiros (29.219).
O Porto de Leixões encerrou 2023 com um recorde histórico na atividade de cruzeiros, tendo recebido 116 navios e 148.889 passageiros, um crescimento de 37% e 4%, respetivamente, face ao ano anterior.
Este resultado supera o anterior recorde de 2018, em 27%, confirmando a tendência de crescimento sustentado do Porto de Leixões neste segmento.
Em termos económicos, a atividade de cruzeiros gerou uma receita direta estimada em 19,7 milhões de euros na economia da região, de acordo com os valores médios da CLIA (Cruise Lines International Association).
O Reino Unido continua a ser o principal mercado de origem dos passageiros, com 44,1% do total, seguido pelos Estados Unidos da América (23,2%), Alemanha (17,9%), Canadá (5%) e Austrália (1,6%).
TERMINAL DE CRUZEIROS
Visitas Guiadas
O ano de 2023 foi o melhor de sempre da atividade de cruzeiros no Porto de Leixões, fruto do esforço na promoção da atividade de cruzeiros no Porto de Leixões, nomeadamente do Terminal de Cruzeiros (Porto Cruise Terminal), junto das principais companhias de cruzeiro e armadores a nível mundial e com grande impacto no turismo da Região Porto & Norte de Portugal.
Via navegável do Douro continua a registar resultados muito promissores
A Via Navegável do Douro (VND) continua a evidenciar uma trajetória positiva, mostrando sinais de recuperação após o período pandémico. O ano de 2023 testemunhou um aumento significativo nos movimentos de navios de passageiros em comparação com 2022, refletindo uma contribuição contínua para uma dinâmica crescente e uma menor dependência sazonal ao longo dos cerca de 210 km da VND.
Os navios hotel, que transportam principalmente passageiros estrangeiros, registaram um aumento de quase 20%, totalizando cerca de 107.000 passageiros. Já os cruzeiros de um dia, que operam nas eclusas de navegação, tiveram um aumento mais modesto, de mais de 3%, com aproximadamente 170.000 passageiros. As escalas de navegação em albufeiras ou no estuário também aumentaram cerca de 11%, com um movimento de 958.438 passageiros, evidenciando uma diversificação das atividades para além das áreas urbanas tradicionais.
Apesar desses avanços no setor de passageiros, o transporte de mercadorias ao longo do Douro ainda não atingiu seu potencial máximo, registrando uma diminuição de 25% em relação a 2022, com um total de mais de 9.000 toneladas. Esses dados, embora mostrem uma recuperação notável no turismo fluvial, também apontam para oportunidades de crescimento no transporte de carga ao longo da via navegável.