Há uma nova Linha de Apoio Psicológico para Cuidadores Informais

Apoio Psicológico

Partilhe:

Translate

Os dados dos inquéritos feitos junto dos cuidadores informais pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais confirmam que estes sentem falta de muita coisa mas há uma lacuna que se destaca: a falta de apoio psicológico. Porque cuidar ‘rouba’ energia, cuidar exige paciência e dedicação, cuidar gera stress e ansiedade e consciente desta necessidade, a Europacolon Portugal acaba de lançar uma Linha de Apoio Psicológico para os Cuidadores Informais, uma iniciativa com o apoio da Merck, no âmbito do Movimento.

A Europacolon há muito que se dedica ao apoio aos cuidadores informais nomeadamente com o projeto Connect para cuidadores de pessoas com doença oncológica, mas a Linha que agora lança será aberta a para apoiar cuidadores que apoiem qualquer pessoa, com qualquer doença. 

78% dos cuidadores informais admitem já ter sentido necessidade de apoio psicológico

De acordo com os dados do estudo feito em janeiro passado, que foi ouvir o que tinham a dizer os cuidadores informais sobre a sua saúde mental e bem-estar psicológico, 78% dos inquiridos admitiam ter sentido, em algum momento da sua vida de cuidadores, necessidade de apoio psicológico. E 84% partilhavam o desejo de ter esse tipo de apoio através de uma linha telefónica com profissionais especializados. 

Até porque, segundo os dados do mesmo estudo, 83% já tinham sentido, em algum momento, que se encontravam em estado de burnout/exaustão emocional, com 79% a concordarem que o seu estado de saúde mental influencia o desempenho do seu papel de cuidador informal.

Linha de Apoio Psicológico Europacolon

Disponível para todos os cuidadores informais, a Linha de Apoio Psicológico arranca agora no início de setembro e vai funcionar ao longo de seis meses, cinco dias por semana, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 12h00 e as 15h00 e as 18h00, através dos números 960 199 759 ou 808 200 199 (custo de chamada local) e vai contar com o apoio de profissionais na área da psicologia, a quem caberá dar resposta às questões colocadas pelos cuidadores, num espaço onde vão poder partilhar as suas emoções e dificuldades psicológicas, ou apenas desabafar. 

“Esta linha vem colmatar uma lacuna identificada pelos cuidadores informais e pretende dar um apoio que todos sabemos ser muito importante e que já havia sido identificado anteriormente com os estudos efetuados pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais”, refere Vítor Neves, presidente da Europacolon Portugal. “Porque ao melhorarmos o bem-estar psicológico e a saúde mental dos cuidadores estamos também a contribuir para a melhoria da qualidade de vida daqueles de quem cuidam. Apoios como este, precisam-se.”

Telefones Linha de Apoio Psicológico


Partilhe: