Exposição “25 anos depois”

Matosinhos inaugura primeira exposição do país com realidade aumentada

A exposição “25 anos depois”, que inaugura no sábado, dia 10 de abril, em três espaços municipais de Matosinhos, é a primeira exposição de arte em Portugal que pode ser visitada com recurso à realidade aumentada.

O visitante vai poder instalar no seu telemóvel ou tablet uma aplicação multimédia, desenvolvida em exclusivo para a Câmara de Matosinhos que permitirá ao visitante um novo olhar sobre uma seleção de obras de arte. Tirando partido das novas tecnologias, entre as quais a realidade virtual e a realidade aumentada, a coleção artística ganha novas dimensões e poderá chegar a novos públicos. O visitante apenas terá que virar o ecrã para a obra e, instantaneamente, ela ganhará vida e sairá para fora dos limites da moldura, sempre acompanhada por informação áudio da obra e do artista.

“25 anos depois”

“25 anos depois” propõe uma retrospetiva dos últimos vinte e cinco anos de aquisições de obras de arte nos quais a autarquia de Matosinhos tem investido para enriquecer o seu acervo artístico de carácter público, tornando-a uma das mais importantes coleções municipais a nível nacional.

Museu da Quinta de Santiago

A mostra, que inclui uma centena das cerca de 450 obras incorporadas desde 1995 (incluindo a escultura pública), desenvolve-se a partir do Museu da Quinta de Santiago, em que a original vocação habitacional do edifício permite uma abordagem temática, seccionada pelos espaços interiores, onde podemos encontrar uma relação íntima entre estes e as escolhas artísticas: a paisagem – de rio e de mar, os retratos, as mulheres-artistas que ocuparão uma vez mais lugar de destaque nas paredes do Museu e onde a escultura habita os espaços de representação. Nas antigas cavalariças da ‘Quinta de Villa Franca’, antigo atelier da escultora Irene Vilar, a exposição estende-se também ao legado que a escultora doou à autarquia. Nos jardins a instalação de uma escultura, complementará o espaço de deleite por entre passeios e bosque.

Galeria Municipal

Do outro lado do rio Leça, a exposição estende-se à Galeria Municipal, onde a seleção recai nas obras de cariz mais contemporâneo e que surgem de doações dos artistas que apresentaram exposições na então ‘Galeria do Município’, doações individuais (como são o exemplo de Armanda Passos e Sobral Centeno) e ainda uma cuidada seleção de obras dos quatro Simpósios de Pintura aí realizados.

Paredes meias com este espaço expositivo, albergando o último núcleo artístico, a casa-mãe, o Edifício dos Paços do Concelho, o tema central em exibição são as memórias individuais e coletivas do concelho, as paisagens, costumes e as atividades económicas, através de obras dos artistas Augusto Gomes, António Carneiro, John Sargent, Júlio Resende, José Emídio, Rui Anahory, entre outros. A exposição estará patente até ao dia 6 de junho.

Casa do Design

Em simultâneo, a Casa do Design apresenta TOM — todo o desenho possível, uma exposição dedicada a Thomaz de Mello [Tom], artista gráfico luso-brasileiro, com obra referencial na ilustração, banda desenhada e publicidade, nos anos 20–80.

A exposição é organizada em parceria pelas Câmaras Municipais de Matosinhos e de Setúbal e pela esad–idea, Investigação em Design e Arte, com curadoria de Jorge Silva, designer de comunicação, investigador, coleccionador e designer responsável, entre tanto projetos, pelos suplementos Ípsilon e Mil Folhas do jornal Público.
Esta exposição realiza-se no seguimento da exposição Os Bonecos de TOM, apresentada na Festa Ilustração Setúbal 2020, e faz-se acompanhar da publicação de carácter monográfico Tom: ilustração e design, co-editada com a Arranha-céus.

Está patente até 16 de maio 2021, cumprindo as recomendações e boas-práticas de prevenção da COVID–19.


sendinblue

Data

10 Abr 2021 - 06 Jun 2021
A decorrer...

Hora

Todo o Dia
Categorias
Câmara Municipal de Matosinhos

Organizador

Câmara Municipal de Matosinhos
Telefone
229390900 / 229392400
E-mail
[email protected]
Website
https://www.cm-matosinhos.pt/

Abril 2021

SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB
DOM
29
30
31
1
2
3
4
Events for 1 Abril
Sem Eventos
Events for 2 Abril
Sem Eventos
Events for 3 Abril
Sem Eventos
Events for 4 Abril
Sem Eventos
5
6
7
8
9
10
11
Events for 5 Abril
Sem Eventos
Events for 6 Abril
Sem Eventos
Events for 7 Abril
Sem Eventos
Events for 8 Abril
Sem Eventos
Events for 9 Abril
Sem Eventos
Events for 10 Abril
Sem Eventos
Events for 11 Abril
Sem Eventos
12
13
14
15
16
17
18
Events for 12 Abril
Events for 13 Abril
Events for 14 Abril
Events for 15 Abril
Events for 16 Abril
Events for 17 Abril
Events for 18 Abril
19
20
21
22
23
24
25
Events for 19 Abril
Events for 20 Abril
Events for 21 Abril
Events for 22 Abril
Events for 23 Abril
Events for 24 Abril
Events for 25 Abril
26
27
28
29
30
1
2
Events for 26 Abril
Events for 27 Abril
Events for 28 Abril
Events for 29 Abril
Events for 30 Abril
Events for 1 Maio
Events for 2 Maio