Matosinhos recebe Festival Gastronómico Vegetariano

Festival Gastronómico Vegetariano de Matosinhos
Partilhe:

Translate

O Festival Gastronómico Vegetariano de Matosinhos está de volta nos dias 20 e 21 de julho e tem lugar na Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira, com entrada gratuita.


É um evento que convida não só vegetarianos, mas sim todos os curiosos que procurem descobrir mais sobre o universo da cozinha à base de ingredientes de origem vegetal. De regresso a Matosinhos, o Festival Gastronómico Vegetariano (anteriormente denominado Veggie Summer Fest Matosinhos) promete um fim de semana repleto de partilhas, receitas, provas e muita animação para adultos e crianças, desde pinturas faciais, a oficinas temáticas de participação livre.

Com a natureza a servir de cenário, unindo a paisagem aos sabores naturais e sustentáveis das deliciosas receitas, o festival tem como missão desmitificar a cozinha saudável e explorar a culinária vegetariana.

Festival Gastronómico Vegetariano

No primeiro dia do festival (sábado, 20 de julho), o palco é inaugurado com uma aula de Tai Chi, para preparar o corpo e a mente para um fim de semana de aprendizagem e atividades. Como envelhecer de forma mais saudávelalimentação vegetariana para bebés e crianças, alimentação vegetariana num contexto desportivo e os benefícios de uma alimentação à base de produtos de origem vegetal são alguns dos temas das palestras e conversas que o público pode assistir ao longo deste dia. Para abrir o apetite, Bruna Simões, concorrente do MasterChef Portugal2024vai apresentar um showcooking que promete dar a descobrir algumas receitas vegan com sabor a mar. No mesmo formato, Ana Sofia Rosado, vai fazer receitas onde vamos saber “tudo sobre o Tofu”.   

Prato Vegetariano

Já no domingo, 21 de julho, o dia começa da melhor forma com uma aula de Yoga, adaptada a todos. Pautado por mais showcookings e masterclasses, que contam com as participações da Chef Diana Dias, da blogger Maria Dordio, de Sónia Monteiro, representante da Filtrarte, e de Emanuel Sávio, participante finalista do MasterChef Brasil, o segundo dia do festival dá a conhecer inúmeros aperitivos e receitas vegetarianas para toda a família, mostrando que é possível juntar, na mesma mesa, sobremesas, deliciosos snacks e alimentação saudável. No programa, seguem-se várias palestras sobre o vegetarianismo aliado à saúde e prevenção de doenças crónicas, assim como um momento mais sério e igualmente importante, onde médicos especialistas explicam os efeitos do açúcar num “cérebro vegetariano”.

Pelos espaços verdes do Parque da Quinta da Conceição em Leça da Palmeira, vão estar distribuídos mais de 40 expositores de marcas e projetos portugueses, focados no vegetarianismo e na sustentabilidade. Desde opções, doces ou salgadas, francesinhas, enchidos vegan, sushi, café e temperos, comida tradicional portuguesa vegan, as propostas alimentares estendem-se por todo o recinto, sem ingredientes de origem animal. Também neste espaço, é possível encontrarem-se novos projetos relacionadas com o vestuário, acessórios, cosmética vegan e natural, decoração, higiene pessoal, filtragem de água e livros sobre alimentação vegetariana e vegana. 

A nova edição do Festival Gastronómico Vegetariano de Matosinhos acontece no fim de semana de 20 e 21 de julho, das 10h às 20h, sendo a entrada gratuita.



Partilhe: