Open House Porto 2023
Mais de 50 espaços das cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia podem ser visitados gratuitamente nos dias 1 e 2 de julho
O Open House Porto 2023 (OHP), na sua 8ª edição, tem lugar nos dias 1 e 2 de julho com curadoria de Pedro Baía e Magda Seifert, sob o tema dos “novíssimos na arquitetura”.
Nesta edição, na companhia de especialistas e voluntários o OHP abre portas a 52 espaços num roteiro pelas quatro cidades Open House Porto.
O roteiro é, como habitualmente, acompanhado pelos Programas Caleidoscópio e Plus que propõem um conjunto de atividades abertas e destinadas a todos os públicos.
OPEN HOUSE PORTO 2023
Todas as visitas e atividades são como habitualmente gratuitas.
O Open House Porto conta com organização e produção da Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura e com a Parceria Estratégica dos Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia. É o único caso mundial em que 4 cidades se unem para o evento enquanto um só território.
O QUE VISITAR EM MATOSINHOS?
Em Matosinhos, o programa de visitas estende-se por 11 emblemáticos edifícios arquitetónicos do Concelho, a saber: Panoramah! Showroom, Casa de Chá da Boa Nova, Farol de Leça da Palmeira, Piscina das Marés, Piscina da Quinta da Conceição, Casa com Cobertura Invertida, Casa na Rua de São Roque, Quatro Casas – Casa Fernando Neto, Casa Roberto Ivens, Terminal de Cruzeiros e Titan do Porto de Leixões e Casa da Arquitectura – Real Vinícola.
OPEN HOUSE PORTO: COMO FUNCIONAM AS VISITAS
Durante um fim de semana, 1 e 2 julho de 2023, o público é convidado de forma totalmente gratuita a conhecer um roteiro proposto pela curadoria do evento. Cada participante, poderá criar um itinerário à sua medida, explorando a arquitetura e a cidade através de um novo olhar.
Descubra o roteiro desta 8ª edição sempre na sua versão atualizada, AQUI.
Até aos dias do evento serão adicionadas aos espaços mais visitas comentadas por especialistas. Estejam atentos!
A frequência de visita informada em cada espaço é indicativa. Devido ao elevado número de participantes no evento e a condicionantes dos próprios espaços, a organização não se pode responsabilizar pelo seu eventual incumprimento.
Formatos de Visita
- Visita Livre — visita ao espaço sem formação de grupos dentro do horário estipulado;
- Visita Acompanhada — visita ao espaço com formação de grupos orientada pela equipa de voluntários Open House Porto;
- Visita Comentada — visita ao espaço com formação de grupos comentada pelo autor do projeto de arquitetura ou por um especialista convidado.
Formas de Acesso às visitas
1 – Nesta edição, o acesso à totalidade dos espaços e visitas é SEM MARCAÇÃO, POR ORDEM DE CHEGADA.
2 – Excecionalmente, nas visitas as visitas inclusivas, a participação na visita orientada para pessoas cegas e com baixa visão será via ACAPO e para as visitas com tradução para LGP por ordem de chegada com prioridade para pessoas surdas.
Acessibilidade
Todos os espaços do roteiro terão junto à sua informação detalhada a indicação de acesso total, parcial ou inexistente a pessoas com mobilidade condicionada. A indicação de acessibilidade parcial informa que algumas zonas do espaço em visita poderão não ser acessíveis ou apresentam barreiras físicas no seu acesso.
SOBRE O OPEN HOUSE
O Open House é um evento internacional de promoção da arquitetura e património edificado, criado em Londres por Victoria Thornton. Com mais de 20 anos de história, este evento estende-se atualmente a mais de 40 cidades em todo o mundo, tendo como objetivo dar a conhecer e estimular o interesse de todos pela arquitetura de excelência através de visitas gratuitas a edifícios das mais variadas épocas e tipologias, cuidadosamente selecionados pela sua relevância arquitetónica e histórica.
Informações Úteis: