Matosinhos celebra 50 Anos do 25 de Abril com diversas iniciativas ao longo do ano

Cartaz 50 anos 25 de abril matosinhos
Partilhe:

Translate

O ano de 2024 marca o 50º aniversário do 25 de Abril, um marco histórico que pôs fim a 48 anos de ditadura em Portugal, inaugurando um período de liberdade e democracia.


Em Matosinhos, a Câmara Municipal preparou um extenso programa de comemorações que se estenderá ao longo de todo o ano. Espetáculos multimédia, exposições, música, debates, fogo de artifício, lançamentos de livros e atividades desportivas compõem o calendário das celebrações.

No dia 24 de abril, a Sala de Sessões Pública receberá a Assembleia Municipal Jovem, com a participação de jovens do 10.º ano das escolas do concelho, simulando uma assembleia constituinte. A noite será marcada por um espetáculo multimédia nos Paços do Concelho, com música de Rodrigo Leão e imagens de Alfredo Cunha, seguido pelo tradicional fogo de artifício à meia-noite.

Rodrigo Leão
Rodrigo Leão

No dia 25 de abril, as comemorações tradicionais incluirão o hastear de bandeiras, uma Assembleia Municipal e a atribuição de medalhas honoríficas a personalidades ou entidades destacadas do concelho.

O talento de Salvador Sobral juntar-se-á à Orquestra Jazz de Matosinhos num concerto gratuito ao ar livre, frente aos Paços do Concelho, no dia 26 de abril. No dia seguinte, o Quarteto de Cordas de Matosinhos atuará no Salão Nobre.

Salvador Sobral - "Excuse Me"
Salvador Sobral

Destaque ainda para a exposição de fotografia de Alfredo Cunha, “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”, na Galeria Municipal de Matosinhos, a partir de 20 de abril, com testemunhos visuais únicos desse momento histórico. Também será lançado o livro “Parabéns Liberdade”, de Joaquim Queirós, que retrata o legado do 25 de Abril em Matosinhos e no país.

Além destes eventos, haverá uma edição especial do “Moontosinhos”, com Joel Cleto, o ciclo “A NOITE – Cenas da Revolução de 25 de Abril”, debates, oficinas, a peça de teatro “A Noite”, de José Saramago, a 45.ª Corrida da Liberdade, em Custóias, um Matosinhos City Race especial, flashmobs, sunsets e muito mais.



Partilhe: