Ciclo de Sessões "Tratar o Cancro por Tu"

Ciclo de Sessões: “Tratar o Cancro por Tu”

Translate

Cada sessão dará origem a um podcast que estará disponível nas principais plataformas de streaming


Numa altura em que um em cada cinco doentes oncológicos viu o seu tratamento ser atrasado por causa da pandemia e cerca de 100 milhões de rastreios foram cancelados em toda a Europa, o Ipatimup vai avançar com um ciclo de sessões sobre literacia de cancro, designado “Tratar o cancro por tu”. A primeira realiza-se já no dia 27 de janeiro, no Porto, e será sobre cancro do pulmão.

O Ipatimup considera urgente reintroduzir o tema do cancro na discussão pública e criar oportunidades para ouvir os especialistas sobre os avanços médicos e científicos do tratamento de uma doença que ainda mata mais de 28 mil portugueses por ano.

Tratar o cancro por tu

Com a iniciativa “Tratar o cancro por tu”, o Ipatimup salta os muros da ciência para ir ao encontro da população em seis municípios: Porto, Braga, Coimbra, Lisboa, Vila Real e Évora. Em cada uma das seis sessões, será abordado um cancro diferente – pulmão, mama, leucemias e linfomas, cólon, próstata e pele – e em cada uma dessas sessões irão participar alguns dos melhores especialistas em diferentes áreas médicas e cirúrgicas. O objetivo é sempre o mesmo: discutir as terapias mais recentes no combate ao cancro, simplificar conceitos, alertar para a necessidade do diagnóstico precoce, e colocar os doentes no centro da discussão.

Com estas sessões, explica Manuel Sobrinho Simões, diretor do Ipatimup, pretende-se «chegar às pessoas e contribuir para a literacia no cancro, procurando também humanizar a forma como olhamos para esta doença e compreendê-la num sentido mais amplo». Por vezes, reconhece, «a ciência tem uma linguagem demasiado hermética e técnica, pelo que é preciso aproximarmo-nos das pessoas e simplificar as explicações sobre as várias abordagens da terapia”.

A iniciativa decorrerá de janeiro a março de 2022, com uma periodicidade quinzenal, num formato que não se restringe apenas à medicina e à ciência. As sessões incluem, por exemplo, uma performance especial de Pedro Abrunhosa, textos criados especialmente para o evento por Mário de Carvalho e Afonso Reis Cabral, um depoimento em vídeo da diretora da Agência Internacional de Investigação em Cancro, Elisabete Weiderpass, e testemunhos e imagens captados por Kitato (instagrammer), Filipe Morato Gomes (blog de viagens «Alma de Viajante»), Luísa Pinto (jornalista) e Rui Barbosa Batista (escritor de viagens e blogger).

Tratar o cancro por tu estará ao alcance de todos. Cada sessão dará origem a um podcast que estará disponível nas principais plataformas de streaming, alargando a abrangência da iniciativa. A mobilização mediática para estes eventos será complementada por um trabalho de divulgação feito por bloggers, jornalistas e instagrammers, que estão já no terreno a recolher testemunhos e observações focados na humanização e superação do cancro.

“Tratar o cancro por tu” Calendário das sessões:


27 de janeiro – 17h30 – Cancro do pulmão – Porto, Teatro Rivoli Porto

03 de fevereiro – 18h30 – Cancro da mama – Braga, Auditório do Centro de Juventude

17 de fevereiro – 18h30 – Cancro da próstata – Coimbra, Convento S. Francisco

03 de março – 18h30 – Leucemias e linfomas– Lisboa, Salão Nobre Câmara Municipal

17 de março – 18h30 – Cancro do cólon – Vila Real, Auditório do Teatro Municipal

31 de março – 18h30 – Cancro da pele – Évora, Auditório da Universidade de Évora


Tags:

Data

17 - 31 Mar 2022
Expired!

Hora

8:00
Categorias

Maio 2024

SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB
DOM
29
30
1
2
3
4
5
Events for 1 Maio
Sem Eventos
Events for 2 Maio
Sem Eventos
Events for 3 Maio
Sem Eventos
Events for 4 Maio
Sem Eventos
Events for 5 Maio
Sem Eventos
6
7
8
9
10
11
12
Events for 6 Maio
Sem Eventos
Events for 7 Maio
Sem Eventos
Events for 8 Maio
Sem Eventos
Events for 9 Maio
Sem Eventos
Events for 10 Maio
Sem Eventos
Events for 11 Maio
Sem Eventos
Events for 12 Maio
Sem Eventos
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2