Noticias Saúde

InfoCancro reúne toda a informação sobre a doença

Aspecto site InfoCancro
Partilhe:

Num único lugar, informação rigorosa sobre doenças oncológicas


Mais de 150 mil pessoas visitaram o site Infocancro no último ano, uma média acima das 400 visitas diárias. Para continuar o trabalho de comunicação simples e rigorosa sobre doenças oncológicas, a plataforma tem a partir de agora novas secções, ajudando mais doentes, famílias e cuidadores a obter melhor informação.

Validado cientificamente, o conteúdo do Infocancro apresenta-se como mais uma ferramenta no combate à baixa literacia em saúde. E é um site para todos: doentes, profissionais de saúde, representantes de associações de doentes, sociedades científicas e população em geral.

Entre as novidades do Infocancro contam-se conteúdos relativos ao carcinoma hepatocelular ou cancro do fígado, um tipo de cancro que até aqui não estava contemplado no site.

Destaque também para novas informações úteis sobre como comunicar às crianças um caso de cancro na família ou sobre o sofrimento emocional dos doentes e o papel dos psicólogos durante o processo de doença oncológica.

Promovido pela Roche como um elemento agregador de informação pública, o Infocancro apresenta agora estes e outros novos conteúdos lançados na semana em que se assinala o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro. Porque a informação é uma arma poderosa, que pode contribuir para ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com cancro.

Infocancro tem dados sobre as causas do cancro, sintomas ou tratamentos

O site InfoCancro tem dados sobre as causas do cancro, sintomas ou tratamentos, bem como espaço para esclarecimento de dúvidas comuns. Contém informação para quem enfrenta o diagnóstico e as novidades científicas e avanços que abrem caminho a novas possibilidades de tratamento.

O objetivo é ser um  um ponto de informação que não deixa nada por explorar e que é acessível a todos: doentes, cuidadores, familiares, amigos ou público em geral que procura informação sobre a doença, passando também pelos profissionais de saúde ou associações e sociedades.

Apesar de ser feito por especialistas e com o máximo rigor, o Infocancro é destinado a todos, como sublinha Ricardo Encarnação, Diretor Médico da Roche: “Temos um compromisso com os doentes e com a sociedade portuguesa que passa, também, por ajudar a ter acesso a informação fidedigna. Cidadãos mais informados gerem melhor a sua saúde. Queremos contribuir para um aumento da literacia e este é um dos caminhos. Aliás, vários estudos internacionais demonstram que os doentes com mais baixos níveis de literacia têm maiores taxas de hospitalização, recorrem mais à urgência e aderem menos à prevenção e rastreios.” 

E, por outro lado, acrescenta ainda o Diretor Médico da Roche, “Sabemos que há a tendência de se procurar na Internet informações sobre doenças. Esta informação multiplica-se, muitas vezes sem controlo, sem qualidade e sem exatidão. Aspiramos ter cidadãos e doentes com mais informação, mas sobretudo com boa informação. E acreditamos que o acesso a boa informação é também uma forma de promover uma relação médico-doente mais positiva e construtiva – uma relação de verdadeira parceria. Damos o nosso contributo para a literacia em saúde em várias áreas e, neste caso do Infocancro, para as doenças oncológicas, que afetam milhares de famílias em Portugal.”



Partilhe: