20º Festival Juntos Pel’Arte 2018 – Programa Geral

Cartaz Juntos PelArte 2018
Partilhe:

Translate


Evento inclusivo decorre entre os dias 22 de novembro e 2 de dezembro na Biblioteca Municipal Florbela Espanca e nos Paços do Concelho

Pelo vigésimo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Associação de Pais e Amigos da Pessoa Deficiente Mental vão realizar o festival Juntos Pel’Arte, que congrega atividades artísticas dos alunos das escolas de concelho e de utentes de instituições de solidariedade social dedicadas aos cidadãos com necessidades especiais. O evento arranca na próxima quinta-feira, 22 de novembro, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, prolongando-se até 3 de dezembro.

Partindo das potencialidades da arte como elemento unificador, o Juntos Pel’Arte tem como fulcro uma exposição de trabalhos de pintura, escultura, cerâmica e manualidades, na qual participam alunos de escolas básicas e secundárias do concelho e utentes de instituições de apoio à pessoa com deficiência. Uma parte das obras expostas destina-se, aliás, a ser vendida aos visitantes, revertendo os fundos obtidos para as instituições que lidam de perto com a deficiência.

Para além da exposição, que decorrerá durante as duas semanas do evento, na galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, o Juntos Pel’Arte inclui ainda uma forte componente lúdico-pedagógica, contando com a realização de ateliês, workshops, tertúlias e espetáculos de movimento e dança (ver programa).

“Concelho exemplar em vários domínios da sua atividade, Matosinhos tem procurado fazer a diferença também no que respeita às políticas de integração e promoção social. A iniciativa Juntos Pel’Arte constitui, assim, um elemento particularmente simbólico desta política, permitindo que cidadãos com diferentes idades e necessidades mostrem à comunidade o seu trabalho artístico, permanecendo anónima a autoria das peças. (…) Foi, há 20 anos, uma grande ideia. É agora uma feliz realidade que se tornou parte integrante do programa cultural regular da Câmara Municipal de Matosinhos”, sublinha a presidente autarquia, Luísa Salgueiro.

Consulte AQUI o Programa Completo do Juntos Pel’Arte

[su_spacer]

[su_spacer]

[su_spacer]

Partilhe:

1 comentário

  • acho que deveriam ter mais cuidado na escolha dos “artistas”. O senhor Andrea Mariani clown e’ bem conhecido na Italia para ser um psicopata delinquente ladrão e criminoso. Anda fugindo ha um ano em terras lusas, apos de ter deixado a noiva no hospital, basando sem uma palavra e ate’ roubando-lhe dinheiro. Não e’ um clown, mas sim um verdadeiro palhaço sem vergonha que a policia esta’ a procurar, para roubo e omissão de socorro a sua propria noiva, gravida e com um cancro. Parabens pela iniciativa, mas muito mais cuidado na escolha dos participantes. Atenciosamente.

Comentar