A melhor época do ano para procurar emprego

A melhor época do ano para procurar emprego

Partilhe:

Translate

Qual a melhor época do ano para procurar emprego, se procura primeiro emprego, se quer trocar de emprego, e ainda consoante o setor de atividade em que procura emprego.


Quer procure um novo emprego ou um primeiro emprego, uma questão que possivelmente já colocou a si mesmo é: qual é a melhor altura do ano para procurar emprego?

Na verdade, esta questão pode ser respondida de várias formas: se procura primeiro emprego, se está à procurar um novo emprego, se ainda está empregado e procura saber qual o melhor momento para sair do emprego atual, ou por fim, também pode variar de acordo com a sua profissão. Vamos responder a cada uma destas situações.

Procura primeiro emprego?

Acabou de entrar no mercado de trabalho. Antes de mais, precisa de ter o seu Currículo preparado, em formato PDF e também precisa de ter algumas cópias em papel, para entregar sempre que necessário.

O seu CV é o primeiro impacto que vai ter sobre qualquer recrutador. Como a primeira impressão conta muito, não se esqueça de enviar um CV profissional. Pode até optar por personalizar o seu CV, usando um modelo de Currículo mais adequado a si, que ainda não tem experiência de trabalho. Veja alguns exemplos.

Muitos jovens recém-formados, que receberam os diplomas no início do Verão, optam por ir de férias e esperar pelo final do Verão para se candidatarem.

Isto faz algum sentido, pois a maioria das empresas começa os processos de recrutamento em Setembro.

No entanto, se quiser pode antecipar-se aos seus antigos colegas, e opte por fazer todo o trabalho de casa. Ou seja, prepare a sua lista de empresas a contactar ainda em Agosto, para começar logo no início de Setembro a contactar as empresas da área e a enviar currículos.

Evite candidaturas no final do ano e no início do Verão, a menos que procure trabalho em setores como o turismo, que normalmente precisa de reforço no Verão.

Procura novo emprego?

A empresa onde trabalhava fechou, ou foi despedido, ou o seu contrato terminou e não foi renovado?

Em situações como estas, é normal que não esteja prevenido, e não conseguiu escolher o momento para sair.

Entrou no mercado de trabalho no início do ano (Janeiro ou Fevereiro) ou no início do Outono (Setembro ou Outubro)? Então não perca tempo!

É hora de atualizar o seu CV com a experiência profissional anterior, listar as empresas a contactar, procurar entre a sua rede de amigos aqueles que sabem de ofertas de emprego não listadas e de pesquisar as ofertas de emprego nos diversos portais. Aja rápido, porque em pouco tempo o mercado voltará a acalmar.

Se entrou no mercado de trabalho no Verão, tem mais tempo para se estruturar até Setembro, se tiver condições para esperar um pouco. Aproveite para recuperar forças, para estar com a família ou para se divertir. E regresse em força depois.

Se entrou no mercado em Dezembro, o melhor é esperar até Janeiro. A menos que surja uma vaga imperdível. 

Ainda está a trabalhar?

Se está a trabalhar e não corre o risco de despedimento, pode escolher a melhor época do ano para sair.

Na verdade, a menos que esteja cansado do seu emprego atual, o melhor é enviar candidaturas e só sair quando tiver o novo emprego assegurado.

Uma dica interessante é melhorar a sua formação e obter uma nova certificação, para melhorar ainda mais o seu currículo. 

Épocas para procurar emprego por área de atividade

Consoante as áreas de atividade, os períodos em que se realizam as contratações são diferentes. 

Serviços

O setor dos serviços é o que emprega mais pessoas em Portugal. Aqui, de uma forma geral, as duas melhores época para procurar empregos no sector de serviços são: o início do ano, a partir de meados de Janeiro, Fevereiro e Março; e o Outono, nomeadamente Outubro e Novembro. 

Turismo e Hotelaria

Nos hotéis e em estabelecimentos de alojamento local, nos restaurantes e em diversas outras áreas ligadas ao turismo, a maioria das contratações são na Primavera: Abril, Maio e Junho, na preparação para o Verão.

Durante os meses mais fortes do Verão, o mais provável é as contratações se resumirem aos empregos temporários.

Construção cívil

O setor da construção civil tem muitas pequenas e médias empresas que têm mais trabalho durante os meses menos chuvosos, e reforçam as suas equipas para os períodos de mais trabalho. Nessas situações, o habitual é contratar durante a partir de Março, Abril, quando surgem os novos trabalhos que tornam necessários os reforços das equipas.

Comércio

O sector do comércio a retalho costuma trabalhar mais a entre Setembro e Dezembro. Por isso é comum estas empresas contratarem a partir de Setembro.

Em Novembro e Dezembro, a haver contratações, é provável que seja para funções temporárias, de reforço para o Natal.

Emprego no estrangeiro

Não poderíamos esquecer de falar nos que procuram emprego noutros países.

Na maioria dos casos, as dinâmicas de contratação são muito semelhantes, com a diferença de que em alguns países o início das contratações nestes países após o Verão é antecipado.

Em países como os EUA, Reino Unido e nos países do Norte da Europa, pode contar com as primeiras ofertas ainda em Agosto, ou logo no início de Setembro.

Nos países do Hemisfério Sul, em geral, as contratações começam em Janeiro, Fevereiro, de modo análogo ao dos países do Hemisfério Norte.



Partilhe: