Acólitos de Leça comemoram meio século de vida

Luis Barra - José Luis Barra
Partilhe:

Translate

A Associação de Acólitos de Leça da Palmeira (AALP) comemora este ano o seu 50º aniversário. Para assinalar a data preparou um conjunto de iniciativas e actividades que se prolongam até 2016.

Ontem, dia 16 de Outubro deu início ao programa das comemorações com uma Sessão Solene no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários Matosinhos-Leça. Na cerimónia, marcada pela forte presença de atuais e antigos elementos, bem como respetivos pais e familiares, constituiu-se uma mesa de honra composta pelo Rev. Pe. Francisco Costa – Pároco de Leça da Palmeira; Rev. Pe. Luís Mateus – responsável pela Liturgia da Vigararia de Matosinhos; Dra. Lurdes Queirós – Representante Câmara Municipal de Matosinhos; Pedro Sousa – Presidente da Junta de Matosinhos e Leça da Palmeira; Luís Barra – Fundador da Associação de Acólitos; Joaquim Oliveira e Silva – Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos – Leça e José Luis Barra – Presidente em funções da Associação de Acólitos.

A noite começou com um momento musical, proporcionado por dois jovens Acólitos que arrancaram os primeiros aplausos. Seguiram-se os testemunhos de 3 antigos elementos: Diácono Manuel Rodrigues, Alcino Glória e António Rato. Os presentes foram depois convidados a assistir a um vídeo no qual 50 anos de existência foram resumidos 4 minutos de imagens. Durante a projeção ficou explicito o carácter de serviço religioso do grupo, bem como um conjunto de atividades nas quais participaram ou organizaram, nomeadamente passeios, convívios, acampamentos, espetáculos e peças de teatro, torneios de futebol de salão, participações nas Jornadas Mundiais da Juventude com o Papa, encontros vicariais de acólitos e peregrinações nacionais de acólitos em Fátima, entre muitas outras.

Logo após, Pedro Sousa – Presidente da Junta de Matosinhos e Leça da Palmeira usou da palavra dando início aos discursos dos convidados, marcados pela boa disposição, emotividade e reconhecimento público do valor e mérito da Associação ao longos dos últimos 50 anos.

No final, os elementos da mesa abriram e rubricaram o Livro de Honra, seguindo-se um Porto de Honra, com o qual foi dada por encerrada a sessão.

[h2]Acólitos de Leça são atualmente mais de 60[/h2]

Recorde-se que foi em 1965, sob a égide do Rev. Pe. Alcino Vieira dos Santos e do Sr. Luís que foi fundada a Associação de Acólitos, e que faz dela uma das mais antigas da Diocese do Porto e quiçá do país.

Por ela passaram centenas de adolescentes e jovens que fizeram a sua caminhada na vida cristã. Atualmente são mais de 60. Servir o altar da eucarístia e Formar homens para a vida, para a sociedade e que estejam disponíveis para ajudar com caridade e fraternidade são os principais objetivos do grupo. Foi assim ao longo de 50 anos e assim se espera que continue a ser, pelo menos é essa a vontade dos seus directores.

Do programa das comemorações, até final do corrente ano, destaca-se o dia 5 de Dezembro, dia do Aniversário da Associação, no qual para além de outras atividades, contará com um jantar/convívio, para cerca de 200 pessoas, num hotel da freguesia, no qual é esperada também a presença do Bispo do Porto.

Luis Barra e Padre Alcino - Fundadores da AALP

Luis Barra e Padre Alcino – Fundadores da AALP

Programa das Comemorações:

Concerto de Música Sacra
Coro do Mosteiro de Grijó
Dia: 24 de Outubro
Hora: 21h30
Local: Igreja Matriz

Conferência
Dr. Bernardino Costa, Abade de Singeverga e Professor da Faculdade de Teologia
Dia: 13 de Novembro
Hora: 21h30
Local: Igreja Matriz

Exposição
Dia: 21 de Novembro a 8 de Dezembro
Local: Capela Nossa Senhora da Piedade
Hora: 10h00

Aniversário
Dia: 5 de Dezembro
Local: Paróquia de Leça da Palmeira
Hora: 10h00


Partilhe:

1 comentário

  • Ainda me lembro dos 20 e 25 anos dos acólitos. Parabéns pelos 50 anos. Pena não poder estar nessa grande festa. E reencontrar pessoas que já não vejo a muitos anos. Um bem haja a todos. Jorge Cadilhe

Comentar