Nacional

Como poupar água em casa

Desperdício de água

Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU presentes na Agenda 2030. Sendo responsabilidade de todos contribuir para estes ODS, a propósito do Dia Mundial da Água, a UCI Portugal deixa algumas dicas para a poupança da água dentro de casa:

Opte por eletrodomésticos mais eficientes: Ter uma casa com uma classificação energética mais elevada resulta em maiores poupanças nos consumos energéticos, mas é importante investir também em eletrodomésticos com uma melhor eficiência energética (etiqueta A). Desta forma, é possível consumir menos água e eletricidade, contribuindo para uma menor pegada energética.

Prefira a máquina de lavar: lavar a louça à mão consome mais litros de água do que a lavagem à máquina. Aguarde até a carga estar completa e evite as pré-lavagens, sendo que o ideal é que use programas eco. Caso não seja possível usar a máquina de lavar, pode encher a cuba do lava-louça e colocar lá a louça com detergente, fechando a torneira. É importante também recorrer a um detergente eficaz e de preferência ecológico e não usar demasiado produto.

Arranje as torneiras: por vezes, a fatura da água dispara sem que consigamos associar, de imediato, a um aumento do consumo. As torneiras ou autoclismo que pingam representam um grande desperdício, algo ainda mais patente quando se trata de fugas, com queda de gotas. Por isso, é importante proceder aos consertos destas peças de forma a evitar gastos desnecessários, para o ambiente e para as despesas mensais.

Aproveite a água com que cozinha os alimentos: em muitos casos, a água que usamos para cozinhar os alimentos, como carne, legumes ou leguminosas, pode ser reaproveitada para usar como caldo de outras receitas. Além de evitar o desperdício, contribui para uma alimentação mais saudável e até com mais sabor, já que poderá substituir os caldos industriais. Pode também reaproveitar a água com que lava frutas e legumes para regar as plantas, tal como poderá fazer com a recolha da primeira água do duche, até chegar à água quente.

Invista em sistemas de reaproveitamento de águas pluviais ou de reutilização da água: aproveitar a água das chuvas para o autoclismo ou sistemas de regra, assim como ter um sistema de reutilização da água do banho e lavatório no autoclismo permite poupanças consideráveis, quer de água, quer de dinheiro, pelo que é investimento que dará os seus frutos rapidamente, valendo a pena verificar o que pode ser feito para o seu tipo de casa ou até avaliar junto do seu condomínio se há sistemas que possam ser criados em todo o edifício que beneficiem todos os moradores e impliquem menores custos de cada uma das partes.