Translate
Projeto que une MAR Shopping Matosinhos, autarquia e Maria Gambina ajuda à criação de mais oito vagas na Rumo à Vida.[su_spacer]
Chama-se Maria do Mar e nasce das mãos de jovens portadores de deficiência. É peixeira e foi pensada pela designer de moda Maria Gambina em conjunto com os utentes que frequentam a instituição de solidariedade Rumo à Vida. A sua venda arrancou na sexta-feira, dia 7 de junho, na Festa do Senhor de Matosinhos, no espaço da associação, em frente ao Sea Porto Hotel. A boneca, que pretende ser um símbolo da cidade, tem como base uma cabaça, sendo resultado de um trabalho 100% manual, e incorpora alguns elementos de streetwear por que Maria Gambina se distingue, destacando-se o lenço com pala.
Onde comprar a Maria do Mar
Durante as festas do Senhor de Matosinhos está à venda no espaço da associação, em frente ao Sea Porto Hotel. Estará igualmente à venda no MAR Shopping Matosinhos, durante a época de Natal, entre 23 de novembro e 23 de dezembro.
A boneca “Maria do Mar” está disponível em três tamanhos a 25, 30 e 35 euros.
Recorde-se que o projeto, visa, por um lado, dignificar a profissão das peixeiras, mulheres que ajudaram a construir a história de Matosinhos, e, por outro, dar aos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da Rumo à Vida as ferramentas para garantirem a sustentabilidade da associação, para muitos, a única alternativa a ficarem em casa por falta de respostas do sistema de ensino e do mercado de trabalho.
Sob a insígnia AMAR, marca da política de responsabilidade social do MAR Shopping Matosinhos, esta foi uma das iniciativas de solidariedade com que o centro comercial comemorou o seu 10º Aniversário, contando com o suporte da Câmara Municipal de Matosinhos. Para implementar a ação, o MAR Shopping Matosinhos doou 31.200 euros à Associação Rumo à Vida. O donativo está a ser aplicado na aquisição e montagem de uma estufa, que permite a produção de cabaças – que são a base das bonecas – ao longo de todo o ano com as condições essenciais ao seu cultivo; na comparticipação de encargos com técnicos afetos ao projeto; e na compra de materiais como tintas, colas, pincéis, produtos de maquilhagem, tecidos, rendas ou linhas. O objetivo é produzir mil bonecas por ano.
Graças ao projeto, a Rumo à Vida viu a Segurança Social abrir mais oito vagas no seu Centro de Atividades Ocupacionais, permitindo-lhe dar apoio a tantos outros utentes a aguardar numa longa lista de espera.
Comentar