Úteis

Decorar a casa gastando pouco: Veja algumas ideias reaproveitando materiais

Decoração Interiores

Mudar a decoração da casa proporciona muitos efeitos, seja para transformar um ambiente “sem graça” num espaço moderno e aconchegante, ou apenas trazer mais funcionalidade em ambientes autênticos.

A sala de estar é um dos espaços prediletos para se fazer uma repaginação, pois é nele que passamos a maioria do nosso tempo, seja com a família ou na visita de amigos.

Por isso, no desejo de mudança de ambiente você pode encontrar materiais baratos que fazem toda a diferença, sendo versáteis para usar em diversas decorações de casa.

A decoração com tapetes de crochê é um dos materiais que combinam com sala de estar, cozinha, quarto e até banheiro. Além de autênticos, são 100% artesanais, com cores e texturas que trazem todo o conforto e beleza.

Na perspetiva de decorar a casa gastando pouco, existem materiais tão úteis que você nem imagina, basta usar a criatividade e olhar além da simplicidade do objeto.

Reaproveitando objetos na decoração

Na decoração de casa não existem regras, você poderá transformar objetos nada convencionais em incríveis decorações, como os pratos solitários, que muitas vezes se perdem o conjunto e não se vê mais utilidade.

Esses pratos geralmente possuem uma história de família, uma arte desenhada ou detalhes que combinem com o restante da decoração. Assim você só precisa fixá-los na parede, como se fossem quadros decorativos.

Outra ideia é reaproveitar uma toalha de mesa velha, confeccionando lindas capas de almofadas com linha ou cola de tecido que dão todo um charme para espaços como sala de estar ou quartos.

Reutilizando materiais como vidro para decorar

Muita gente já sabe que a reutilização de materiais reciclados pode ser muito útil nas atividades escolares dos pequenos, mas na decoração de casa, ela pode ser incrível.

Os vidros de conserva vazios, podem se transformar em belos vasos de mesa de centro, utilizando apenas cola de vidro, uma corda de sisal ou aviamentos como pedrarias.

Tudo vai depender do tipo de decoração que o espaço precisa, para uma decoração mais romântica, fazer um acabamento com colagem em cetim ou sisal é o suficiente, depois é só colocar uma florzinha para complementar.

Existem colas para vidro que podem consertar objetos partidos ou lascados, proporcionando um acabamento perfeito para a sua peça, pois é recomendado para superfícies transparentes sem deixar marcas das imperfeições.

As garrafas de vidro de todos os tamanhos também podem se transformar em porta condimentos ou temperos, que além de serem úteis para guardá-los, pode ser um lindo objeto de decoração para as cozinhas.

Redecorar um ambiente com um móvel antigo

Os móveis antigos e desgastados podem ganhar novos visuais, basta alguns materiais como tintas para uma “refrescadela” no ambiente.

As cadeiras de madeira podem receber novos assentos de tecido, uma pintura envernizada ou de uma cor alegre que combine com o ambiente.

Uma cómoda, por exemplo, ganha uma nova aparência com apenas uma colagem de papel adesivo, revestindo o móvel de um modo fácil e barato.

Para aproveitar um espaço pequeno, aquela estante grande pode receber uma nova configuração, retirando a porta e transformando em pequenas prateleiras para guardar coisas.

A ideia é reutilizar, reaproveitar e redecorar o ambiente da casa, pensando sempre nos itens que já estão no local, precisando apenas de um novo visual.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Amazon