Delivery: entenda como funciona o sistema de entrega

Delivery

Partilhe:

Translate

Os donos de restaurantes que desejam otimizar o sistema de entrega precisam saber como funciona o delivery. Afinal, esse modelo de atendimento cresce a cada dia, sendo facilmente identificável nas ruas, com as motos e bicicletas identificadas.

Os aplicativos de entrega amplamente usados ​​em smartphones podem ajudar a gerenciar o setor de entrega, oferecendo uma série de benefícios aos consumidores, e ao próprio estabelecimento.  

Um sistema de delivery bem organizado ajuda os estabelecimentos a aumentarem a receita e reduzirem custos. Veja como isso é possível lendo o texto que começa a seguir!

O que é o delivery?

O delivery é um tipo de serviço de entrega em domicílio utilizado por vários estabelecimentos para aumentar o fluxo de lanterna de led para carretinha reboque, entre muitos outros produtos.

Atualmente, os aplicativos de monitoramento móvel são utilizados pela grande maioria dos restaurantes, fato que apresenta uma série de oportunidades de negócios.

O mercado está mudando e é preciso se adaptar às necessidades dos consumidores modernos, que tendem a preferir receber seus alimentos em casa.

Para que seu estabelecimento se mantenha, você deve buscar alternativas na forma de ferramentas que automatizam a gestão e otimizam os resultados. 

Como o delivery funciona?

Um sistema de delivery não é implantado de uma hora para outra. Toda a infraestrutura precisa ser planejada com cuidado para garantir que a distribuidora de piso laminado RJ proporcione o melhor serviço possível aos clientes.

Basicamente, a implantação do delivery passa por quatro elementos:

  • Planejamento;
  • Entrega;
  • Plataforma de vendas;
  • Estoque.

Conheça os detalhes de cada um desses elementos a seguir e entenda a importância deles para um bom sistema de entregas.

Planejamento e organização 

Em primeiro lugar, a entrega exige um planejamento cuidadoso e muita organização. Além de atender os clientes na mesa e no balcão, você terá que receber pedidos de outros endereços. 

Usar um sistema de organização de processos pode ser essencial para manter o serviço em dia e os clientes satisfeitos. Pesquise como será a demanda por profissionais e qual será a capacidade de entrega diária.

Qualidade de entrada 

Gerenciar o estoque de um restaurante é muito mais difícil do que cuidar do estoque de barra de apoio inox para banheiro.

A atenção à higiene durante a manipulação dos alimentos deve ser redobrada. Os métodos de preparo dos pratos e o prazo de validade dos insumos também.

Um conselho valioso é elaborar um documento técnico com instruções detalhadas sobre o armazenamento, preparo e validade de todos os itens que o restaurante usa diariamente.

Plataforma de vendas 

Outro ponto importante para a prestação de serviços de delivery é a plataforma de vendas a ser usada.

Possuir cardápio e atendimento virtuais é cada vez mais necessário, sendo que a central telefonica na nuvem, apesar de bastante benéfica, pode não ser o suficiente – porque os aplicativos de mensagem trouxeram um grau novo de comodidade e acessibilidade aos clientes. 

Pense em plataformas online simples, convenientes e que não requerem instalação de aplicativos. Quanto mais rápido o processo, maior a chance de uma venda acontecer.

Entrega eficiente 

Para conquistar o coração dos clientes, seja transparente quanto ao prazo de entrega de seus produtos. O ideal é sempre deixar um estoque adicional, para surpreendê-lo no cumprimento dos prazos estipulados.

O ideal é trabalhar na combinação entre a rapidez de entrega e a qualidade da comida. Afinal, ambos fatores andam de mãos dadas quando se trata da satisfação do cliente.

Infraestrutura

Depois de determinar qual será o seu funil de vendas, quais produtos serão enviados, formas de pagamento e envio, é hora de construir processos para gerenciar as operações.  

O seu processo de gestão de entregas deve contemplar toda a operação, como uma linha de produção. Um bom exemplo desse olhar é a relação com o entregador.

A ideia de independência do responsável pela entrega está se popularizando cada vez mais. Poucos estabelecimentos têm seus próprios entregadores. Contudo, sem ele não há entrega.

Garanta uma ótima entrega construindo canais de comunicação efetivos com fornecedores e clientes.

Acima de tudo, integre o responsável pelas entregas no dia a dia da empresa. Invista no bem-estar dele e faça-o se sentir valorizado.

Por que investir em delivery?

Os restaurantes que optam por implantar o sistema de delivery podem beneficiar os consumidores que desejam fazer pedidos, substituindo efetivamente as chamadas telefônicas por cliques rápidos e intuitivos.  

Além disso, o sistema permite que os clientes acompanhem o andamento de seus pedidos sem precisar entrar em contato constante com a empresa, evitando estresse para ambas as partes. Também existem benefícios para os administradores.

Mostraremos alguns dos benefícios que um sistema de entrega proporciona nos tópicos a seguir, confira.

  1. Aumentar os lucros

Se você não precisa gastar recursos com a ampliação do espaço físico, a contratação de colaboradores e controle de acesso empresa, a tendência é que o faturamento suba.

Combine isso com as necessidades do cliente por conveniência e você terá uma equação que se traduzirá em algo positivo para o negócio. 

  1. Otimizar o atendimento

Você dificilmente conhece alguém que goste de esperar na fila ou tem tempo livre para sair para comer todos os dias.

Portanto, a entrega também colabora com a otimização do serviço. Se bem feito, pode elevar ainda mais os negócios e atrair uma base de clientes maior.

  1. Investir pouco

Com os aplicativos de serviço de delivery, você alcança mais clientes e só precisa se preocupar com a qualidade dos seus produtos. Ou seja: entrar no negócio de delivery não exige tantos investimentos significativos em outros âmbitos.   

Na maioria das vezes, esses aplicativos incluem uma plataforma de busca para centenas de restaurantes. Os clientes se inscrevem e pesquisam com base no tipo de comida que desejam e quanto tempo podem esperar.

Ao fazer um pedido, eles podem acompanhar o status (preparando, sendo entregue, etc.). Enquanto os restaurantes são responsáveis ​​pela preparação, embalagem e entrega das refeições, bem como pelo processo de contabilidade em campinas SP.

Muitos estabelecimentos já possuem sistemas de pagamento integrados, o que dispensa o pagamento em dinheiro ou diretamente com os motociclistas, por meio de cartão.

  1. Melhorar a imagem do restaurante

O apelo do seu estabelecimento depende de estratégias promocionais que muitas vezes podem ser implementadas com custos menores.

Por exemplo, usar embalagens com o logotipo e o nome do restaurante ajuda a reforçar a imagem do restaurante na mente do consumidor.

Com a adição dos serviços de delivery, agora é a hora de ampliar o cardápio para incluir alimentos que não sejam apenas compatíveis com o consumo rápido, mas que também mantenham sua integridade durante o transporte.

Esse é um tipo de cuidado apreciado tanto pelos clientes que visitam o local quanto por quem pede comida em casa.  

Oferecer delivery de comida é uma forma de diversificar a atuação de um restaurante oferecendo serviços adicionais. Então, essa tática também é pertinente para se diferenciar em relação à concorrência e atrair mais clientes em potencial.

  1. Aproveitar o setor em expansão

Em 2019, o faturamento mundial com a entrega de alimentos foi de 107,5 milhões de dólares. Isso representa um crescimento de 21,5% em relação ao ano de 2018.

Para o Brasil, o crescimento em 2019 foi de 36%, com vendas superiores a 12 milhões de reais. Ainda pouco adotado, o delivery online nacional representa apenas 13,8% (restaurante – cliente) e 8,1% (apps de delivery – cliente).

Ou seja, o mercado está cada vez mais favorável para esse tipo de serviço. Começar a investir nele agora mesmo aumenta as chances de sucesso e longevidade no mercado.

Cuidados que você deve tomar

Embora o delivery tenha muitos benefícios importantes, existem alguns detalhes essenciais que você precisa prestar atenção para não correr o risco de perder clientes e ter problemas para fechar as contas da produtora audiovisual em São Paulo.

Para isso, saiba onde estão os gargalos no processo, desde a realização do pedido até a entrega do produto.  

Se a encomenda de um cliente for entregue errada ou danificada, pode significar um prejuízo não só nas vendas, mas também em todo o marketing da empresa.

É essencial padronizar as características de tudo o que é vendido, como tamanho, peso, temperatura e outros requisitos.

Outro fator importante na entrega, principalmente se o pedido for feito por meio de uma plataforma online, é o desenvolvimento de um aplicativo próprio.

Geralmente, é uma boa ideia cuidar do layout do seu aplicativo e garantir que ele tenha o suporte necessário para fornecer a segurança que os clientes esperam e transferir os dados de pagamento.  

Por isso, organize o seu negócio e pense no que há de melhor quando se presta serviços de entrega. Dependendo do plano executado, as chances de sucesso são grandes.

Não se esqueça de cuidar da segurança de todos os profissionais envolvidos. Analise os riscos e aplique medidas pertinentes, como uniformes específicos e proteção radiológica. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Partilhe: