Dia Mundial da Música em Matosinhos comemorado a capella

Dia Mundial da Música

Partilhe:

Translate


Instituído em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, o Dia Mundial da Música será amanhã comemorado em Matosinhos com um concerto gratuito a cargo do grupo coral Capella Duriensis. O espetáculo terá lugar na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos pelas 17h30.[su_spacer]

Dia Mundial da Música – 1 de outubro | 17h30 | Igreja de Matosinhos

[su_spacer]Integrado na programação regular de música clássica da Câmara Municipal de Matosinhos, o concerto contará com a direção musical de Jonathan Ayerst e apresentará obras do repertório sacro, nomeadamente a milenar versão da Escola de Chartres do clássico “Alleluia”, mas também a “Missa de Beata Virgine Maria”, de Filipe de Magalhães, o “Christus factus est”, composto em 1071, o “Manum suam Ego vir videns”, de Manuel Cardoso, e as “Lamentações”, de João Lourenço Rebelo.

O primeiro destes temas, “Alleluia (Angelus Domini)”, é, recorde-se, uma composição em duas partes de feição pascal, considerada um dos primeiros exemplos de polifonia erudita. Composta no século XI, é atribuída a Sigon, chantre e discípulo de Fulberto, o célebre bispo da catedral francesa de Chartres.

O programa Música em Matosinhos prosseguirá a 22 de outubro, pelas 17h30, com mais um dos concertos da digressão que o Quarteto de Cordas de Matosinhos está a realizar pelas igrejas do concelho. O agrupamento atuará, desta vez, na Igreja de Leça da Palmeira.


Partilhe:

Comentar