“Ensaio Sobre a Cegueira”: companhia galega traz obra-prima de Saramago a Matosinhos

Ensaio Sobre a Cegueira
Partilhe:

Translate


“Ensaio Sobre a Cegueira”: Sábado, 11 de novembro – 21h30[su_spacer] Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery

[su_spacer]O romance foi publicado em 1995 e a primeira adaptação teatral estreou-se em 2004, a cargo do Teatro O Bando. O “Ensaio Sobre a Cegueira” havia ainda, em 2008, de conquistar Hollywood e os ecrãs do mundo, graças ao soberbo “Blindness”, de Fernando Meirelles – mas ainda não tínhamos visto a obra-prima de José Saramago assim: interpretada na língua que se fala do outro lado da fronteira do Minho, naquela toada doce e rústica que faz lembrar o sotaque dos nossos avós.

 

Com adaptação dramatúrgica e encenação de Ánxeles Cuña Bóveda, a versão do Sarabela Teatro para o clássico de José Saramago sobe ao palco no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery no próximo sábado, 11 de novembro, às 21h30. Parábola magistral do tempo que vivemos, “Ensaio Sobre a Cegueira” mergulha de cabeça nas contradições de uma realidade para a qual, podendo ver, nem sempre nos atrevemos a olhar: a nossa.

 

Explorando outra vez as potencialidades dramáticas do texto do único português a conquistar o Nobel da Literatura, a versão da companhia da Galiza foi estreada em setembro de 2015 no Auditório Municipal de Ourense e conquistou, em 2016, o Premio Fetega para o melhor espetáculo. Reflexão sobre a necessidade de ter os olhos abertos quando se perde a vista, este “Ensaio Sobre a Cegueira” aposta numa abordagem que coloca o acento tónico no imperioso resgate da lucidez e do afeto, e na ponderação ética sobre o amor e a solidariedade.

 

O enredo é conhecido: um homem parado num semáforo descobre-se infetado por uma cegueira branca que se espalhará de modo fulminante pelo país. Subitamente incapazes de ver, os cidadãos mergulham num vórtice de emoções, do amor ao ódio, do medo à indiferença, da crueldade à doçura, tudo testemunhado pelos olhos de uma única mulher – a única que assiste ao descalabro da fome, da infâmia, da sujidade e do abuso.

 

+info: http://sarabelateatro.com/ensaio-sobre-a-cegueira/

Preço dos bilhetes: 7,50€. Para crianças até aos 14 anos, estudantes e maiores de 65 anos: 5€. Desconto de 20% para compras superiores a 10 bilhetes.

Ver restante Programação do Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery 


Partilhe:

Comentar