Época balnear: Matosinhos mantém número de bandeiras azuis em 2019

Início Época Balnear - Praia de Leça da Palmeira

Partilhe:

Translate


Matosinhos é o terceiro concelho do país com maior número de bandeiras azuis em 2019.[su_spacer]

Matosinhos mantém, em relação a 2018, o número de praias com esta distinção, 13 bandeiras azuis, que serão distribuídas por Angeiras Sul, Funtão, Pedras do Corgo, Agudela, Quebrada, Marreco, Memória, Cabo do Mundo, Aterro, Azul/Conchinha, Boa Nova/Senhora, Fuzelhas e Leça da Palmeira. Sem o galardão está a praia de Angeiras/Norte, Matosinhos e Pedras Brancas.

Em 2019 haverá, pela primeira vez, mais de três centenas e meia de praias galardoadas, um total de 352 praias, 17 Portos de Recreio/Marinas e 9 Embarcações Ecoturísticas galardoadas com Bandeira Azul pelo Júri Internacional em 2019.

As 352 praias estão distribuídas por 88 concelhos, sendo 317 praias costeiras e 35 praias fluviais.
A atribuição da Bandeira Azul tem em conta um conjunto de critérios, entre outros, a “informação e educação ambiental”, a “qualidade da água”, a “gestão ambiental e equipamentos” e a “segurança e serviços”.

Praia de Leça da Palmeira

De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

Em 2019, o desafio do Programa Bandeira Azul é continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar. O caminho passa pela educação ambiental e pela adoção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização de recursos. Uma educação para a conservação, proteção e melhor gestão, que começa nos nossos rios e termina no mar. Uma educação por uma sociedade de baixo carbono.[su_spacer]

Bandeira Azul

Época balnear em Matosinhos começa a 15 de junho

A maior parte das praias – 246 de norte a sul de Portugal continental e nas regiões autónomas — abre a 15 de junho. Compete às câmaras municipais definir a época balnear em cada praia do seu concelho, motivo pelo qual o calendário é cada vez mais variável de praia para praia, até dentro do mesmo município. Em Matosinhos a época balnear começa a 15 de junho e termina a 16 de setembro.[su_spacer]


[su_spacer]


Partilhe:

Comentar