Agenda

Este fim-de-semana a cultura está em festa em Matosinhos

Miguel Araújo

Aniversário do Teatro Constantino Nery e da Casa da Arquitectura. Exposições na Casa da Família Siza e no Museu da Quinta de Santiago.

O próximo fim de semana em Matosinhos promete ser inesquecível. Em novembro coincidem os aniversários de dois equipamentos culturais de enorme importância para a região e para o país – o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, a Casa da Arquitectura e a inauguração de exposições na Casa da Família Siza e no Museu da Quinta de Santiago, localizados em espaços municipais que a Câmara Municipal reabilitou.

A Casa de Arquitectura – Centro Português Arquitectura está de parabéns. Este fim de semana assinala o seu segundo aniversário com uma programação especial

Da programação, destaque para a homenagem, no sábado, dia 16, às 16h30, ao arquiteto Eduardo Souto de Moura a quem vai ser atribuído do Título de Sócio Honorário pela Casa da Arquitectura que contará com a presença do arquiteto, seguindo-se uma conversa a três, com a participação de Rafael Moneo também Prémio Pritzker, e Francesco Dal Co, curador da exposição e diretor da revista de arquitectura Casabella.

Casa da Arquitectura - Matosinhos

Ainda no sábado, ao final da tarde, acontecerá um momento igualmente importante com a inauguração da exposição “Siza antes do Siza. Álvaro Siza l’opera prima”, na Casa Roberto Ivens, organizada pela revista Casabella, exclusivamente dedicada ao arquiteto matosinhense e às suas quatro casas na Avenida D. Afonso Henriques.

Destaque para a atuação da Orquestra Jazz de Matosinhos, amanhã, às 21h30. O concerto, pensado para o arquiteto Eduardo Souto de Moura, propõe uma viagem pela música do final dos anos 50, época que introduz instrumentos pouco habituais no contexto do jazz, junta músicos com percursos diferentes e funde géneros na procura de novas sonoridades.

Eduardo Souto Moura

Souto de Moura, prémio Pritzker 2011, é um dos mais prestigiados arquitetos internacionais com um percurso profissional de excelência e obra construída dentro e fora de Portugal. Depositou o acervo de 40 anos de produção arquitetónica na Casa da Arquitectura, a partir do qual foi feita uma leitura que pode ser visitada na exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras“.Ao longo de três dias, haverá eventos dentro e fora de portas para todos os gostos e idades, como concertos, visitas guiadas, dança, oficinas e workshops, animação de DJ’s, atividades para famílias e crianças, exposições, conferências e street food.

  TEDxMatosinhos (2019) - 7ª edição é já este sábado!

Também no sábado, a partir das 16h00, no Museu Quinta de Santiago, será inaugurada a exposição “As Famílias de Augusto Gomes”, pintor matosinhense (1910-1976) ligado ao neorrealismo, que retratou na tela os usos e costumes dos pescadores de Matosinhos. Inspirou-se nos seus apetrechos de pesca, modos de vestir, expressões de sentir e de estar, para criar as suas obras, homenageando as famílias de homens e mulheres do mar. A exposição estará patente até 23 de fevereiro.

Para assinalar o 11º aniversário, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery apresenta um espetáculo, em dose dupla, do compositor-intérprete Miguel Araújo.

Os concertos de Miguel Araújo em Matosinhos, nos dias 15 e 16 de novembro, estão esgotados.

Sending
User Review
( votes)

Comentar