Escoteiros de Portugal promovem a multiculturalidade e a aceitação da diferença

Acampamento Nacional da Associação Escoteiros de Portugal
Partilhe:

Translate

Milhares de escoteiros vão participar no 25.º Acampamento Nacional da Associação Escoteiros de Portugal (ACNAC), que se realiza entre 29 de julho e 4 de agosto na Barosa em Leiria, um evento que pretende promover a multiculturalidade e a celebração da diferença.
Os grupos 4 Porto, 33 Porto, 43 Leça da Palmeira, 203 Paço de Sousa, 235 Vila Nova da Telha e 237 Marco de Canaveses vão representar o distrito do Porto no 25º ACNAC.

 

A pequena localidade da Barosa, vai receber milhares de escoteiros representantes de todas as regiões do país, incluindo as ilhas, bem como cerca de 200 escoteiros de outros países, nomeadamente Israel, São Tomé, Ucrânia, França, Bélgica e Luxemburgo, num encontro que pretende promover o respeito pela diferença, tanto social e étnica como religiosa.

 

Com o mote “A Diferença Sou Eu”, o acampamento organizado pela Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) pretende transmitir a importância e a riqueza dos ambientes multiculturais, no desenvolvimento pessoal, e a consciência global com ação local. Os jovens escoteiros, para além das habituais aventuras, como caminhadas, desportos radicais, desportos aquáticos, entre outros, farão também trabalho comunitário e realizarão ações de limpeza do rio Liz e recuperação de património grafitado.

Acampamento Nacional da Associação Escoteiros de Portugal

[su_spacer]Para Miguel GonzalezEscoteiro-Chefe Nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal “A multiculturalidade é um conceito que está no ADN da nossa Associação, que ao longo de mais de 100 anos tem procurado promover o respeito pela diferença. Afinal nos nossos Grupos de Escoteiros, espalhados pelo país, sempre puderam entrar crianças e jovens de todas as religiões e crenças. O resultado desta nossa aposta vai ser visível no acampamento nacional que vai reunir num mesmo local jovens de vários contextos sociais, étnicos e religiosos, um facto que atinge ainda uma maior proporção e importância este ano, em que se comemora o Ano Europeu do Património Cultural, promovido pela Comissão Europeia e que pretende promover a salvaguarda das diferenças”.

 

Assim, pretendemos transformar o 25ºACNAC num palco que celebre a diversidade e a riqueza do nosso património europeu, ao mesmo tempo que contribuímos de forma ativa para a promoção da liderança através da diferença, reforçando a necessidade de comportamentos económica e ecologicamente responsáveis e proativos”, conclui o responsável.

 

O ACNAC é um acampamento nacional de escoteiros que acontece, normalmente, de 4 em 4 anos. É a maior e mais diversa atividade escotista nacional.

Acampamento Nacional da Associação Escoteiros de Portugal

 


Sobre a Associação dos Escoteiros de Portugal

Os Escoteiros de Portugal são uma associação educativa para jovens, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública.

São os fundadores do Escotismo Português e a mais antiga organização juvenil portuguesa, representando em Portugal, o escotismo aberto a todos – independente, interconfessional e multiétnico.

Os Escoteiros de Portugal são a mais antiga organização juvenil portuguesa e contam com mais de 13 mil jovens em cerca de 150 unidades locais espalhadas por todo o Continente e Regiões Autónomas. Mais de 300 mil pessoas já foram escoteiras em Portugal.

Os Escoteiros de Portugal são membros fundadores da Federação Escotista de Portugal, que é composta pelas duas únicas associações escotistas nacionais reconhecidas internacionalmente e estão inseridos no maior movimento para jovens de todo o mundo, através da Organização Mundial do Movimento Escotista (WOSM), que congrega mais de 30 milhões de escoteiros, jovens e adultos, rapazes e raparigas, em 216 países e territórios.

Enquadram-se nas suas atividades e no método de educação não formal que utiliza, a proteção e o contacto com a natureza, a educação ambiental, a intervenção social, a cooperação para o desenvolvimento, a promoção para o voluntariado social, a educação para a paz, a cultura, o desporto, a educação para a saúde e a formação de adultos.

Mais informações sobre os Escoteiros de Portugal em www,escoteiros.pt e Facebook/escoteirosdeportugal


Partilhe:

Comentar