Hora do Planeta é já neste sábado e conta com Banco de Horas

Hora do Planeta - Cartaz 2024

Partilhe:

Translate


Maior evento mundial dedicado à consciencialização para a proteção do planeta decorre dia 23 de março em mais de 190 países e territórios.


A Hora do Planeta, o maior movimento global pela defesa do ambiente, está de volta! Este ano, a iniciativa celebra-se no dia 23 de março (sábado), entre as 20h30 e as 21h30 (hora local), em mais de 190 países e territórios, incluindo Portugal.

Neste ano a Hora do Planeta, uma iniciativa da WWF, tem como finalidade incentivar as pessoas a irem além do gesto simbólico de desligar as luzes por 60 minutos.

Por isso lançou a campanha ‘pequenas ações, grande impacto‘, a qual pretende que cada cidadão realize também durante o apagão (e/ou durante o dia da iniciativa) uma atividade (ou várias) que goste, de forma isolada ou coletiva, em prol do ambiente. O objetivo é mostrar como as opções individuais contam e como todas elas somadas são a chave para garantir um futuro mais sustentável ao Planeta.

Banco de Horas

Para promover a adesão a este movimento global, a organização não governamental disponibiliza um Banco de Horas no site desta ação, na qual fornecerá uma lista de sugestões de ações de diversas áreas e onde também cada indivíduo, empresa e município pode registrar as horas doadas e as atividades que foram concretizadas. Esta contabilização ocorre em tempo real.

A Hora do Planeta não se trata apenas de poupar energia, mas sim de gerar uma reflexão sobre o que podemos fazer pelo ambiente no dia a dia. O objetivo é colocar as questões ambientais na agenda do poder local e mobilizar a população para a ação.

Para além do tradicional apagão de luzes, as autarquias podem organizar atividades ambientais como caminhadas noturnas, observação de estrelas, passeios de bicicleta, workshops eco-friendly, sessões de ioga, jogos de sombras, jantares comunitários sustentáveis, entre outras.

Empresas, organizações e cidadãos também estão convidados a participar na Hora do Planeta de diferentes formas. Todas as informações sobre como participar estão disponíveis no site da iniciativa.

Desde 2008, o número de autarquias portuguesas que aderiram à Hora do Planeta aumentou de 11 para 88. Este crescimento demonstra que os governantes estão cada vez mais conscientes da necessidade de se envolverem na defesa do ambiente.

Hora do Planeta 2024

A Hora do Planeta é um movimento histórico que começou em 2007 em Sidney, Austrália. Desde então, milhões de pessoas em todo o mundo se uniram para defender o planeta.

Em Portugal, vários monumentos emblemáticos já apagaram as luzes durante a Hora do Planeta, como o Castelo de S. Jorge, Ponte 25 de Abril, Cristo Rei e MAAT (Lisboa), Convento de São Francisco (Açores), Mosteiro da Serra do Pilar (Gaia), Estação de S. Bento, Ponte da Arrábida e Ponte do Freixo (Porto), Castelo de Beja, Castelo de Sesimbra e Farol da Nazaré, entre outros.

Um pouco por todo o mundo, todos os anos outros edifícios e monumentos emblemáticos também ficam às escuras durante uma hora, nomeadamente: Torre Eiffel em Paris, Coliseu em Roma, Ópera de Sydney na Austrália, Estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Big Ben em Londres e Empire State Building e sede das Nações Unidas, ambos em Nova Iorque.

No dia 23 de março, junte-se a este movimento global e faça a sua parte pela proteção do planeta!

Apague as luzes e inspire a mudança!



Partilhe: