Translate
A empresa municipal Matosinhos Habit assinou um protocolo com a associação Ipsum Home que permitirá que os inquilinos dos conjuntos habitacionais de Matosinhos passem a beneficiar de aconselhamento económico-financeiro, nomeadamente em situações de endividamento e de particular vulnerabilidade financeira. O acordo pretende prevenir situações de pobreza e exclusão social, dando também resposta a um diagnóstico realizado pela empresa que gere o património habitacional da Câmara Municipal de Matosinhos, o qual detetou a existência de agregados familiares com carências económicas agravadas pela deficiente gestão do seu orçamento familiar.
A associação Ipsum Home é uma pessoa coletiva de direito privado, de carácter cultural e sem fins lucrativos, que se dedica à análise, apoio, educação e formação em matéria de crédito, seguros e contratos, e apoios no empreendedorismo e empregabilidade. De acordo com os respetivos estatutos, “tem por objetivo o aconselhamento, prevenção e acompanhamento do endividamento e a reeducação económico-financeiro através da promoção do aconselhamento”.
O protocolo agora firmado permitirá que os arrendatários da Matosinhos Habit que apresentem constrangimentos financeiros beneficiem de auxílio na gestão e resolução dos seus problemas, fornecendo aos agregados familiares ações de formação que os ajudem a compreender conceitos básicos de âmbito financeiro, melhorando a organização e planeamento do orçamento familiar e auxiliando-os no reajustamento do pagamento de dívidas.
A Matosinhos Habit compromete-se, segundo o acordo, a divulgar os serviços disponibilizados pela Ipsum Home junto dos arrendatários e de outros utentes, sinalizando, encaminhando e acompanhando os agregados que reúnam as condições para a intervenção da associação. Esta levará a cabo ações de formação, inclusive junto das escolas, sobre conceitos básicos de gestão e planeamento do orçamento familiar, acompanhando os inquilinos em situação de constrangimento financeiro de forma a elaborar um diagnóstico capaz de reequilibrar a gestão financeira familiar com medidas eficazes e ajustadas a cada situação. Os custos deste apoio serão suportados pela empresa municipal.[su_spacer]
Comentar