Legionella em Leça da Palmeira: autoridades de saúde acompanham situação

Escola Básica Engenheiro Fernando Pinto de Oliveira

Partilhe:

Translate

Ainda não há registo de qualquer doente, mas as análises à água continuam, assegura a ARS Norte.


A presença de legionella foi detetada na semana passada no pavilhão desportivo da Escola EB2,3 de Leça da Palmeira, em Matosinhos, segundo a ARS Norte ao Jornal de Notícias (JN).

A escola avisou os encarregados de educação através de um comunicado no qual, Jorge Sequeira, diretor do Agrupamento de Escolas Engenheiro Fernando Pinto de Oliveira informa que “nas análises efetuadas à água do pavilhão foi detetada legionella” e que “enquanto não estiverem garantidas as condições de segurança por parte das entidades competentes”, a escola decidiu “não utilizar o pavilhão para as aulas de educação física, passando estas a serem teóricas”.

Os clubes que participaram num torneio de andebol no pavilhão na semana passada também alertaram os seus membros para a situação, através de emails e comunicados nas redes sociais.

Câmara de Matosinhos remete para as autoridades de saúde

Contactado pelo JN, a Câmara de Matosinhos remeteu qualquer informação e o acompanhamento do caso para as autoridades de saúde.

Associação de Pais aguarda indicações da Unidade de Saúde Pública de Matosinhos

A Associação de Pais da Escola EB2,3 de Leça da Palmeira, liderada por Ana Patrícia, reconhece a situação preocupante da deteção de legionella no pavilhão desportivo da escola. No entanto, salienta que o edifício da escola em si não está afetado, pois não existe qualquer ligação com a instalação de água do pavilhão. O pavilhão é abastecido pela rede pública da rua Humberto Cruz e o edifício escolar pela rede pública da rua do Sol Poente.

A Associação de Pais acredita que as entidades competentes estão a tomar as medidas necessárias para resolver a situação, através do tratamento químico adequado e das respetivas análises. Aguardam pelo momento em que a Unidade de Saúde Pública de Matosinhos dê indicações de que a situação está resolvida e tudo volte ao normal.

Legionella em Matosinhos

Em abril de 2021, a deteção de legionella obrigou ao encerramento do pavilhão da Escola Secundária Abel Salazar, em S. Mamede de Infesta, também no concelho de Matosinhos.

Um ano antes, em novembro de 2020, a Administração Regional de Saúde do Norte atribui a origem de um surto de legionella, em Matosinhos, às torres de refrigeração da Longa Vida.

legionella

O que é legionella?

A legionella é uma bactéria que pode causar uma infeção pulmonar grave chamada legionelose. A bactéria vive em água quente e pode ser transmitida para as pessoas quando respiram vapor ou aerossóis de água contaminada.

Quais são os sintomas da legionelose?

Os sintomas da legionelose incluem febre, tosse, dores musculares, dores de cabeça e dificuldade para respirar. A doença pode ser grave, especialmente em pessoas com idade avançada ou com problemas de saúde subjacentes.



Partilhe: