Liturgia Familiar para o VI Domingo da Páscoa

VI Domingo da Páscoa

Partilhe:

Translate

Caríssimos paroquianos e amigos:

O Senhor Jesus diz-nos que pedirá ao Pai que nos dê outro Paráclito, ou seja, o Espírito Santo Consolador. Como precisamos d’Ele nestes tempos tão nebulosos. Acreditamos que tudo isto há de passar, mas, para que aconteça, todos precisamos de nos envolver e defender, para não contagiar nem sermos contagiados.

Daqui a duas semanas iremos recomeçar as celebrações eucarísticas com a presença de fiéis. Estamos todos ansiosos e desejosos. Vamos ter que nos adaptar, pois teremos restrições no número de presenças e um conjunto de regras a observar. Com boa vontade tudo havemos de conseguir ultrapassar. Na próxima semana darei mais informações e orientações. Estamos a organizar-nos para que nada falhe e todos fiquemos bem.

Segue mais uma proposta de celebração familiar. No próximo domingo voltaremos a encontrar-nos às 11 horas, na Eucaristia, através do Facebook. Até lá o meu abraço fraterno e o desejo de que tudo, dentro do possível, esteja bem convosco e com quantos vos são mais queridos.


LITURGIA FAMILIAR

Ele, o Senhor Jesus, estende-nos as mãos e ilumina a nossa vida…

SAUDAÇÃO

Guia: Este é já o sexto Domingo da Páscoa, destes cinquenta dias, que são como que um só Domingo de Páscoa. Estamos ainda confinados em nossas casas, privados do encontro feliz com os cristãos, no seio da comunidade cristã. Mas haja alegria. Haja esperança. Não estamos órfãos, nem sozinhos. Em cada casa, onde se reúnem dois ou três em nome de Cristo, aí habita o Espírito Santo. Ele está em nós e habita o coração de cada um dos batizados:

Todos: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.

PEDIMOS PERDÃO

[cada membro da família é convidado a lavar os olhos]

Um dos membros da família: Senhor, lava os meus olhos da tristeza e da solidão, para reconhecer a presença invisível do Espírito Santo, que me torna capaz de guardar o mandamento novo do amor.

Todos: Ámen.

Um dos membros da família: Cristo, lava os meus olhos das vistas curtas, e faz-me ver que já não me basta ser batizado em Teu nome, mas que preciso de abrir o coração ao dom e à unção do Espírito Santo.

Todos: Ámen.

Um dos membros da família: Senhor, lava os meus olhos da tristeza e do desencanto, para que a alegria da fé irradie do meu coração e eu me torne portador de esperança e servidor do amor.

Todos: Ámen.

ACOLHEMOS A PALAVRA

Leitura do Santo Evangelho segundo São João – 14, 15-21

Naquele tempo, disse Jesus aos Seus discípulos:
“Se Me amardes, guardareis os Meus mandamentos.
E Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Paráclito, para estar sempre convosco:
Ele é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber,
porque não O vê nem O conhece, mas que vós conheceis,
porque habita convosco e está em vós.
Não vos deixarei órfãos: voltarei para junto de vós.
Daqui a pouco o mundo já não Me verá,
mas vós ver-Me-eis, porque Eu vivo e vós vivereis.
Nesse dia reconhecereis que Eu estou no Pai
e que vós estais em Mim e Eu em vós.
Se alguém aceita os Meus mandamentos e os cumpre,
esse realmente Me ama.
E quem Me ama será amado por meu Pai
e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele”.

PARTILHAMOS A PALAVRA

Guia: A promessa do Espírito Santo garante a presença certa e contínua de Deus na nossa vida. Aparentemente, estamos desamparados porque o mundo não é capaz de ver a ‘nova’ presença, mas o Espírito da verdade, sustenta-nos interiormente e jamais nos abandona. Nunca sozinhos! A Páscoa dá-nos “um direito fundamental, que não nos será tirado: o direito à esperança” (Papa Francisco). A esperança que vem de Deus.

O que parece invisível, um vírus, é capaz de fazer grandes estragos. Podemos também acreditar que a suposta invisibilidade de Deus não contradiz a sua existência. Até quando, ao redor tudo está em rebuliço, sentimo-nos seguros, somos sustentados por Deus. Sentes que o Espírito Santo habita em ti? Como é que o experimentas?

A presença viva e vivificadora do Espírito Santo, abre para nós a janela da esperança. Hoje, como ontem, Jesus Cristo vive em nós e na comunidade através do Seu Espírito: como alimento da nossa esperança; como luz que esclarece as nossas dúvidas e dissipa os medos; como força que nos anima nas dificuldades e adversidades quotidianas; como ar que nos acalma e enche de coragem; como fogo que nos inflama de entusiasmo; como amor que nos impele a cuidar dos outros e a fazer do mundo um lugar de fraternidade.

PRECES

Guia: O Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza, porque não sabemos pedir como convém. Impelidos e inspirados por Ele, confiemos ao Senhor, as preces desta família, de todo o Seu Povo, reunido em oração. E digamos: Habite em nós o Espírito do Teu amor!

Todos: Habite em nós o Espírito do Teu amor!

  1. Pela Igreja: anuncie, por toda a parte, Jesus Cristo, única esperança de um mundo novo. Nós te pedimos:

Todos: Habite em nós o Espírito do Teu amor!

  1. Pelos governantes: sejam iluminados pelo Espírito Santo, na procura de novas respostas aos novos desafios. Nós te pedimos:

Todos: Habite em nós o Espírito do Teu amor!

  1. Pelos que só foram batizados: guardem a Palavra e sintam o desejo de se preparem para receber a unção do Espírito Santo, no Sacramento do Crisma. Nós te pedimos:

Todos: Habite em nós o Espírito do Teu amor!

  1. Pela nossa família, mas sobretudo pelas que estão afetadas e perturbadas pela presente pandemia: a consciência de que todos somos frágeis, precisos e preciosos, nos humanize e nos ajude a viver como irmãos. Nós te pedimos!

Todos: Habite em nós o Espírito do Teu amor!

[acrescenta a tua intenção]. Nós te pedimos:

Todos: Habite em nós o Espírito do Teu amor!

PAI-NOSSO

Guia: Ó Maria, aurora do mundo novo, confiamos-te a causa da vida. Faz com que todos aqueles que creem no teu Filho alcancem a graça de o acolher como um dom sempre novo, a alegria de o celebrar com gratidão em toda a sua existência, e a coragem para o testemunhar com laboriosa tenacidade.

Todos: Ámen.

COMPROMISSO

Um dos membros da família: Vamos oferecer aos outros as razões da nossa esperança, através do testemunho de uma vida bela, transformada pelo encontro com Jesus Cristo. Quando virem a nossa alegria no serviço aos outros, perguntarão: “Por que viveis assim?”. Podemos ser corajosos e, em família, encontrar formas criativas para testemunhar a nossa esperança. Antes de mais, vamos (continuar a) rezar, todos os dias, em família?

Guia: Bendigamos o Senhor!

Todos: Graças a Deus!


RELACIONADOS:


Partilhe:

Comentar