Noticias

Mar Shopping propõe Black Friday mais “Verde”

Black Friday Mar Shopping

Mercado de trocas, influencers market com outfits de influencers, workshops para recuperar peças e de como fazer compostagem e repair cafés são algumas das iniciativas para repensarmos a black friday.


Regressa a Portugal o “Love Your Stuff for longer” – Desfrute das suas coisas por mais tempo, campanha global da Ingka Centres, gestora dos Meeting Places MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos. Na sua terceira edição, a iniciativa continua a inspirar o consumo consciente e incentivar os visitantes dos centros comerciais a refletirem sobre o valor a longo prazo dos bens que compram. Entre os dias 11 e 27 de novembro, serão assinaladas diversas ações, como workshops gratuitos, mercado de trocas, e ainda um Influencers Market.

No Let’s Swap – Mercado de Trocas

No Let’s Swap – Mercado de Trocas, no MAR Shopping Matosinhos, será possível trocar aquele outfit completo que estava parado no guarda-roupa por outros, a partir de um sistema de pontos, sem envolvimento de dinheiro. O espaço será montado no Atrium, piso 0, nos dias 11 (das 14h00 às 23h00), 12 e 13 (10h00 às 23h00) de novembro. O objetivo desta e todas as ações é descentrar a conversa dos preços baixos para um mindset de repensar o consumo de forma sustentável. A proposta é reparar, reutilizar ou adaptar.

Já no dia 19 de novembro, das 10h00 às 18h00, no varandim do Atrium, no piso 0, o Meeting Place de Matosinhos reservou um encontro glamoroso, para os visitantes voltarem para casa com um closet digno de uma influencer famosa. No “Influencers Market”serão reunidas peças dos closets da Marta Flores, maquilhadora que inspira beleza a outras mulheres (85.6 k seguidores); Bárbara Pimenta, modelo e instagrammer lifestyle (12.9 k seguidores);  Bárbara Marques, a blogger que inspira as suas seguidoras sem filtros (72 k seguidores); Marta Cyrne Carvalho, criadora de conteúdo ligada à maternidade e fundadora da Beauty Box by MCC (53 k seguidores) e a influenciadora de moda e lifestyle, Beatriz Palma (37.4 k seguidores).

Influencer's Market MAR Shopping Matosinhos

É uma oportunidade de adquirir outfits que enchem de glamour as redes sociais a um preço mais acessível e experimentar o conceito de reutilização em vez de comprar novos. O Meeting Place de Matosinhos organizará ainda uma recolha de roupas e acessórios a favor do Banco de Bens Doados (BBD), cujos objetivos se alinham com os desta campanha. No próximo inverno, o objetivo é levar mais alento aos que mais necessitam, sendo que o BBD irá identificar as instituições de solidariedade social da comunidade local de Matosinhos elegíveis para entrega dos donativos recebidos entre 11 e 27 de novembro por.

Experiências de aprendizagem

O MAR Shopping Matosinhos lançou também atividades presenciais que incluem um workshop inspirado no Kintsugi, uma forma de recuperar e reutilizar objetos partidos ou danificados, dando um novo brilho aos mesmos sem gastar muito. Designado “The Beauty of Remaking”, neste workshop que acontece no dia 11 de novembro, às 18h30, no palco do Espaço de Restauração (piso 1), o casal Nic e Inês (Nicholas Carvalho e Inês Almeida), vão ensinar passo a passo como recuperar uma peça a partir da técnica Kintsugi, considerada uma filosofia de vida, que coloca as falhas não como defeitos, mas como fatores de evolução.

Em parceria com a Lipor, e como forma de contribuir para um dia a dia mais sustentável em casa, será realizado o Workshop de Compostagem, no dia 23 de novembro, às 18h00, com uma oferta de um compostor aos participantes que cumpram os critérios definidos no normativo do projeto. As inscrições devem ser realizadas previa e diretamente no site da Lipor. Também em parceria com a Lipor e com o European Recycling Platform, o Repair Café regressa, no dia 19 de novembro, às 10h30, com foco em reparações de aparelhos elétricos (home electrical appliances) e, no dia 21 de novembro, às 15h30, irá acontecer um Workshop de Manutenção de Eletrodomésticos, atividades desenvolvidas no âmbito do projeto CREW, apoiado pela ERP Portugal. Ambas as iniciativas são promovidas em parceria com a LIPOR, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto e a Câmara Municipal de Matosinhos.

Ainda no mês de novembro, o MAR Shopping Matosinhos vai desafiar os alunos do Curso de Pós-Graduação em Ilustração e Animação Digital da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD), a criarem peças com lixo encontrado nas praias e parques locais, associando design à sustentabilidade. Para além de premiar os vencedores em até 500 euros, o Meeting Place vai expor algumas das peças, sendo esta uma forma de sensibilizar a sociedade para o impacto dos resíduos sólidos depositados em lugares inapropriados e incentivar as boas práticas. A atividade vai integrar o plano curricular do curso.