Noticias

Matosinhos aprova Estratégia Local de Habitação

Matosinhos aprova Estratégia Local de Habitação, 1º Direito

No âmbito da Nova Geração de Políticas de Habitação, o Município de Matosinhos está a elaborar a Estratégia Local de Habitação para o Concelho (ELHM).

Foi ontem discutida e aprovada por unanimidade em Reunião Ordinária da Câmara Municipal uma das componentes desta Estratégia, a ELHM 1º Direito, que se dirige especificamente às pessoas e famílias que vivem em condições indignas e que não têm capacidade financeira para aceder a uma solução habitacional adequada. Este será, após aprovação pela Assembleia Municipal de Matosinhos, o documento de suporte à candidatura que o Município apresentará ao Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1º Direito, gerido pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

O documento propõe um conjunto diversificado de intervenções, a concretizar no período 2020-2025, que poderão abranger cerca de 2.700 agregados familiares (quase 6.300 pessoas), garantindo-lhes o acesso a condições habitacionais dignas e adequadas.  

Estas intervenções passam maioritariamente por investimento municipal na reabilitação do edificado existente, mas também na construção de novas habitações, na aquisição no mercado de habitações prontas a habitar e de outras a reabilitar, que serão disponibilizadas às famílias em regime de arrendamento.

Está também prevista a possibilidade de proprietários privados de frações ou prédios urbanos, destinados a habitação própria e permanente se candidatarem como beneficiários diretos aos apoios disponibilizados para reabilitação, aquisição ou construção (em regime de autopromoção), desde que que preencham os requisitos de acesso ao Programa 1º Direito.

O investimento total estimado nesta Estratégia é de cerca de 80 milhões de euros, incluindo o custo do próprio Município e dos proprietários privados e o apoio do Programa, que será concedido combinando apoios não reembolsáveis e empréstimos bonificados.

O documento será discutido na Assembleia Municipal com vista à sua aprovação, prevendo-se que a apresentação da candidatura ao IHRU ocorra em novembro.

Sending
User Review
5 (1 vote)

Comentar