Matosinhos tem novos roteiros turísticos ligados ao património e ao surf

Exterior do Posto de Turismo de Matosinhos
Partilhe:

Translate


Três novos roteiros para descobrir Matosinhos

Os três novos suportes de divulgação turística são o roteiro “Matosinhos, 30 desafios entre a terra e o mar“, concebido pelo historiador Joel Cleto, o “Mapa da Arquitetura de Matosinhos” e o guia “Matosinhos Surf & Beach Guide“, foram apresentados no passado dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo.

O roteiro “Matosinhos, 30 desafios entre a terra e o mar” é um desdobrável bilingue, editado em português/inglês e português/espanhol, que inclui 30 locais de interesse cultural, patrimonial e turístico, divididos por três circuitos distintos, pensados em função da disponibilidade de tempo do visitante: um percurso pedonal de meio-dia, um percurso de um dia e ainda um terceiro percurso mais abrangente, com a duração de dois dias, para ser realizado com recurso a bicicleta ou outra viatura.

Mapa da Arquitetura de Matosinhos

Já o Mapa da Arquitetura identifica os principais ícones arquitetónicos do concelho de Matosinhos, sendo a brochura agora lançada uma “ferramenta essencial” para os visitantes que visitam Matosinhos no âmbito deste interesse específico.

Recorde-se que este concelho do distrito do Porto é a terra do Pritzker Álvaro Siza Vieira, acolhendo há um ano a Casa da Arquitetura-Centro Português de Arquitetura.

Matosinhos Surf & Beach Guide

O “Matosinhos Surf & Beach Guide” mapeia as praias do concelho e os principais pontos para a prática do surf e de outras modalidades de ondas, disponibilizando informação relativa às características e aos equipamentos disponíveis em cada praia, aos transportes públicos e às principais atrações turísticas existentes nas proximidades das zonas balneares.

Interior do Posto de Turismo de Matosinhos

“A edição destes três roteiros procura dar resposta à crescente procura turística de Matosinhos, impulsionada pelo terminal de passageiros de Leixões, pelos Caminhos de Santiago, pela gastronomia e pelo surf”, sustentou a autarquia.

Em 2017, os postos de turismo de Matosinhos acolheram cerca de 30.000 visitantes, o maior número alguma vez registado.

Relativamente ao ano anterior, o número de turistas acolhidos nos dois postos de turismo cresceu 76,5%.



Partilhe:

Comentar