“No Porto de Leixões – Panorama”- Documentário de Renata Sancho

“No Porto de Leixões – Panorama”- Documentário de Renata Sancho

Partilhe:

Translate

No Porto de Leixões – Panorama é o primeiro episódio de uma série documental localizada no porto de Leixões.


O filme integra a Secção não competitiva “Cinema Falado” do Festival Porto Post Doc e conta com a presença da realizadora e da actriz Paula Garcia, que irá ler alguns excertos de textos sobre a construção do Porto de Leixões.

O porto, construído junto à foz do rio Leça no final do século XIX, é a maior infraestrutura portuária artificial a Norte de Portugal, sendo enquadrado pelas povoações de Leça da Palmeira a Norte e Matosinhos a Sul. É um lugar vivo com características sonoras muito particulares, onde sons da cidade se misturam com a confusão sonora típica da proximidade do mar e da actividade portuária: gritos das gaivotas, o bater da água junto aos ancoradouros, as sirenes dos barcos patrulha, os apitos dos navios, o som dos rádios de comunicações, o som das gruas e toda a maquinaria que opera no terminal de contentores. O que Renata Sancho pretende é “reconstituir o Genius Loci (espírito ou a atmosfera do lugar) do porto de Leixões na projecção do filme numa sala de cinema”.

"No Porto de Leixões - Panorama"- Documentário de Renata Sancho
Porto de Leixões

Sendo um filme sem diálogos, o som e a imagem tomam relevo para que possam ser completamente apreciados. Uma experiência sensorial se assim o entenderem. A direcção de fotografia é de Mário Castanheira. A fantástica banda sonora foi criada, com recurso a gravações no local, por Ricardo Leal (engenheiro de som) e Miguel Martins (montagem de som e mistura). A pós-produção de som teve um papel fundamental na obtenção e recriação de um tempo próprio do porto no filme, que desperta e agarra o espectador, transportando-o para a experiência de permanência naquele espaço, para os gestos e acções que são retratos.

"No Porto de Leixões - Panorama"- Documentário de Renata Sancho
Porto de Leixões

Renata Sancho – Biografia

Renata Sancho nasceu em Abril de 1973 e vive em Lisboa. É realizadora/produtora. Também trabalha como montadora e anotadora. Licenciou-se em Ciências da Comunicação, com especialização em Cinema e Televisão, em 1998. Como montadora trabalhou em várias longas-metragens, documentários e curtas-metragens. Desde 2013 que tem ao seu encargo a produtora Cedro Plátano.


Renata Sancho – Filmografia

  • No Porto de Leixões – Panorama
    2019, Documentário, 27 min.
  • Avenida Almirante Reis em 3 andamentos
    2018, Documentário, 60 min.
  • Os girassóis esperam por ti todos os dias
    2016, Instalação-Vídeo, 7 min.
  • Rastilho da memória
    2015, Instalação-Vídeo, 6 min.
  • Dias contados
    2012, Documentário, 58 min.
  • Quatro mulheres
    2010, Documentário, 20 min.
  • Camões – Grandes Portugueses
    2007, Documentário TV, 50 min.
  • Arquitectos Paisagistas 4×1
    2003, Documentário – Instalação-Vídeo, 137 min
  • Mercado do Bolhão
    2003, Documentário, 42 min.
  • Paisagem
    2001/2, Documentário, 17 min.
  • Julião Sarmento: Flashback
    2000, Documentário, 58 min.
  • Direcção: Escultura
    1999, Documentário, 38 min.
  • ICI
    1997, Ficção, 5 min.


Partilhe: