«O Barbeiro Guitarrista» dá-se a conhecer no estrangeiro

barbeiro-guitarrista
Partilhe:

Translate


O documentário «O Barbeiro Guitarrista», da autoria do estudante matosinhense André Almeida Rodrigues, que retrata a vida e obra de Álvaro Martins, um dos grandes nomes da guitarra portuguesa, foi selecionado para o Africa International Film Festival – AFRIFF, na categoria “Student Short”, que decorrerá entre 8 e 15 de novembro em Lagos, capital da Nigéria.

Produzido no âmbito do 1º ano do Mestrado em “Som e Imagem” da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa | Porto, na especialidade de “Cinema e Audiovisual”, a estreia deste documentário decorreu no Figueira Film Art, a 8 de setembro, na Figueira da Foz. Depois foi exibido no Tuzla Film Festival, a 18 de setembro, em Tuzla, na Bósnia e Herzegovina e, mais recentemente, no passado sábado, no Mikro FAF, na capital da Sérvia, Belgrado.

Sobre a génese do documentário, que assume um formato de curta metragem, André Almeida Rodrigues revela: “Eu vivi muito perto de Álvaro Martins, meu tio em segundo grau, até aos quinze anos de idade e sempre ouvi falar dele como um grande guitarrista que chegou, inclusivamente, a acompanhar a fadista Amália Rodrigues. Acontece que quando o tema da conversa é, especificamente, Fado e eu menciono o nome de Álvaro Martins a alguém, quase sempre a resposta que recebo é que o desconhece. Eu compreendo os factos inerentes, porque o Fado era e é muito mais divulgado em Lisboa do que no resto do país e o meu tio Álvaro fez a sua carreira sem deixar de residir no Padrão da Légua, a sua terra natal”.

Ciente da importância deste primeiro passo para dar a conhecer o legado deste fadista amador, que como tantos outros, se dedicou à música de alma e coração, afirmando que era guitarrista nas horas vagas do seu ofício de barbeiro, o autor considera, despretensiosamente, que esta é “uma obra de excelência que ainda está por ser estudada devidamente”.

O barbeiro guitarrista

 

Assista ao trailer:

in “O Matosinhense”


Partilhe:

Comentar