Translate
Open House Porto 2019: A grande festa da arquitetura está de volta!
[su_spacer]O Open House Porto regressa já nos dias 29 e 30 de junho para dar a conhecer a arquitetura dos municípios de Matosinhos, Porto e Vila Nova Gaia.O Open House surgiu em Londres em 1992 com o objetivo de promover a arquitetura e o património edificado, através de visitas livres ou guiadas gratuitas a locais como casas particulares, igrejas, pontes, túneis, escolas, quartéis, palácios, bairros, museus, mercados, cemitérios, hospitais, entre outros.
Este evento realiza-se em mais de 40 cidades de todo o mundo. O Open House Porto, recorde-se, foi dos primeiros projetos da Frente Atlântica do Porto e chega este ano à sua quinta edição. Só no ano passado 31.768 pessoas participaram no Open House Porto, sendo que o Terminal de Cruzeiros de Leixões foi o espaço mais visitado.
Organizada pela Casa da Arquitectura em parceria com a Frente Atlântica, a Open House Porto tem como tema este ano a “Vida Interior”. Os espaços foram selecionados pelos comissários (e arquitetos) Joana Couceiro e Nuno Valentim, e revelam “uma cidade intimista, nem sempre acessível ao público”. Dos 70 locais escolhidos, 44% são de habitação, 37% são equipamentos, 12% espaços comerciais e 7% são infraestruturas.
Dos 70 espaços abrangidos este ano, 15 situam-se em Matosinhos. Destes, quatro abrem pela primeira vez as suas portas no Open House Porto: Casa da Ermida (S. Mamede de Infesta), Quinta do Chantre (Leça do Balio), a antiga Estação de Passageiros do Porto de Leixões (Leça da Palmeira) e Casa da Avenida 440 (Avenida D. Afonso Henriques, Matosinhos).
Destaque também para a Piscina da Quinta de Conceição, em Leça da Palmeira, uma obra de Siza Vieira inaugurada em 1965, que foi alvo de um projeto de reabilitação e que reabriu no passado fim de semana.
Além destes, estarão abertos ao público no nosso território a Casa de Chá da Boa Nova, PMO e PCC Metro do Porto, Farol de Leça da Palmeira, Silos de Leixões, Casas-Pátio, Quatro Casas- Casa Fernando Neto, Palacete Visconde de Trevões, Casa Roberto Ivens, Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e Casa da Arquitectura Real Vinícola.
Com 27 parceiros, o Open House Porto 2019 envolverá 107 especialistas, 189 visitas comentadas e mais de 300 voluntários.
Para além do roteiro de visitas é ainda disponibilizada uma programação paralela – os programas Caleidoscópio e Plus, com várias atividades para todo o tipo de públicos.
Para mais informações sobre o evento, horários e inscrições, aceda ao link https://2019.openhouseporto.com/ [su_spacer][su_youtube url=”https://youtu.be/hnbR4I-6OGw” width=”640″ height=”360″][su_spacer]
[su_spacer]
Comentar