Padre Francisco dirige-se aos paroquianos com emocionante mensagem de agradecimento

Padre Francisco - Pároco de Leça da Palmeira - Matosinhos

Partilhe:

Translate

Hoje, dia 2 de outubro, a Paróquia de Leça da Palmeira celebra os 12 anos de dedicação e serviço do Padre Francisco Andrade Moreira da Costa.


No dia em que celebra os 12 anos de serviço do Padre Francisco à Paróquia de Leça da Palmeira, a comunidade foi agraciada com uma emocionante mensagem escrita pelo próprio Pároco.

O momento especial ocorreu no final da missa das 19 horas de hoje e teve a particularidade de ter sido lida pelo próprio, quando não estava previsto que presidisse à eucaristia por se encontrar em viagem, vindo de Roma. A mensagem é uma expressão de profunda gratidão e compromisso para com a comunidade paroquial.

Com a devida autorização, transcrevemos na íntegra a referida mensagem.

“Palavra ao povo de Deus da paróquia de São Miguel de Leça da Palmeira

Caríssimos paroquianos e paroquianas:
Ouvimos, por vezes, da boca do povo, a seguinte expressão: “à dúzia é mais barato”.
Não é o caso. Realmente, já se passaram doze anos. Doze anos que me são tão caros.
Doze anos vividos entre vós e convosco. Sois parte integrante deles, constituintes da sua história.

Convosco tenho caminhado com Cristo e para Cristo.
Em boa hora o senhor D. Manuel Clemente me confiou esta parcela da Igreja: esta preciosa comunidade de São Miguel de Leça da Palmeira. Agradeço a confiança em mim depositada. Agradeço, sobretudo a Deus, por um dia me ter chamado ao sacerdócio ministerial – que graça “tamanha”; mais ainda, por até vós me ter enviado.

Quisera e quero sempre ser digo e saber merecer esta grande deferência da Sua bondade, assim como ser merecedor da vossa entrega, colaboração e amizade. É verdade que me refiro àqueles e àquelas que comigo têm trabalhado para fazer desta nossa querida terra lugar onde se acolhe e se deixa habitar Deus, o Senhor de todas as dádivas e consolações; mas não só a esses e a essas – mas a todas e todos, aqueles e aquelas que se dispõem a caminhar com e a amar quantos e quantas se cruzam nos nossos caminhos.

Como gostaria de ter estado convosco no passado dia 29 – dia do nosso padroeiro – o Arcanjo São Miguel, e dos outros dois Arcanjos São Gabriel e São Rafael. Mas, como sabeis, sou o Vigário da Vara de Matosinhos e, sendo o senhor D. Américo natural desta Vigararia, tinha todo o gosto que eu estivesse presente no consistório onde pelas mãos do nosso querido Papa Francisco receberia a missão de Cardeal desta Igreja que tanto amamos. Sei que compreendeis que não podia deixar de responder a apelo tão veemente.

Estou hoje convosco a celebrar e a agradecer tanto que do Senhor e de vós tenho recebido, com a mesma esperança e a mesma alegria como naquele primeiro dia a 2 de outubro de 2011; estou e estarei convosco até quando o Senhor quiser e o nosso Bispo o dispuser.

Sei que estiveram e estão muito bem acompanhados pelo senhor padre Celso. Em boa hora chegou e a muitas e muitos, em tão pouco tempo, já cativou. Agradeço a Deus o tê-lo enviado, e a ele o ter querido acompanhar-me nesta tão nobre missão.

Que nos amparem e protejam sempre os Santos Anjos da Guarda a quem confiei e continuarei a confiar o meu ministério paroquial, assim como cada uma e cada um de vós.

Para todas e todos vai o abraço fraterno e amigo deste irmão que tanto vos quer:

padre Francisco Andrade, servo dos servos.”



Partilhe: