Pedro Sousa lança jornadas e clube da Proteção Civil

Pedro Sousa Presidente
Partilhe:

Translate


Os presidentes de junta conhecem, melhor que ninguém, os territórios e esse conhecimento é uma ferramenta muito importante para atuar em situações de emergência, afirmou Lurdes Queirós, vereadora da proteção civil da Câmara Municipal de Matosinhos na reunião do Gabinete de Proteção Civil que teve lugar no passado dia 12, no Salão Nobre da junta de freguesia de Leça da Palmeira.

A autarca classificou as pessoas que compõem este gabinete como muito habilitadas para a função pois, reiterou, conhecem o território. Nesse sentido, a vereadora assumiu o compromisso de estender estas reuniões periódicas, nestes moldes, a todas as freguesias do concelho de Matosinhos.

O presidente da junta, Pedro Sousa, salientou que a boa cooperação institucional existente com as corporações de bombeiros locais se traduz num trabalho de proximidade e positivo para com as populações e que espera que a constituição forma da unidade local de proteção civil, cuja competência cabe à comissão municipal de proteção civil, seja feita com a brevidade possível. Até lá, teremos este gabinete a funcionar e pugnar pela segurança das populações.

[h2]Aires Aleixo felicita Pedro Sousa pela promoção desta reunião[/h2]

Pedro Sousa

O presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça da Palmeira, Oliveira e Silva, e o presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Leixões, Aires Aleixo, reforçaram que todos os cidadãos são agentes de proteção civil, felicitando Pedro Sousa pela promoção desta reunião, pois demonstra bem a preocupação para com esta matéria e a consciência do trabalho em equipa e estreita cooperação.

A proposta de regulamento deste gabinete foi apresentada pelo Presidente da Junta, sendo que o mesmo será objeto de reflexão e aperfeiçoamento, de modo a ser aprovado em Assembleia de Freguesia de abril próximo.

Pedro Sousa reafirmou que o apoio da Dra. Lurdes Queirós neste processo é fundamental para que ele seja bem-sucedido. Nesse sentido, as Jornadas da Proteção-Civil que promoverá em abril/maio deste ano darão um importante input ao trabalho que, em articulação com a câmara municipal, bombeiros e demais agentes da sociedade, pretendem levar a efeito.

O plano municipal de emergência de proteção civil e o plano de emergência local serão adaptados à realidade atual pelos técnicos da câmara e membros deste gabinete e serão apresentados na próxima reunião deste grupo, agendada para o mês de março.

Na presente reunião participaram, ainda, os Zeladores da Cidade e o Comandante da Polícia Municipal, o Intendente Salgado Rosa.


Partilhe:

Comentar