Translate
Apresentação das linhas gerais do Plano de Mobilidade e Transportes abre Semana Europeia da Mobilidade em Matosinhos.
A Câmara Municipal de Matosinhos vai apresentar hoje, segunda-feira, 17 de setembro, pelas 18 horas, as linhas gerais do Plano de Mobilidade e Transportes do concelho, assinalando deste modo o início da Semana Europeia da Mobilidade. Após a conferência, que decorrerá no Espaço ESAD IDEA da Rua Brito Capelo (número 243), será inaugurado, pelas 20 horas, um sistema experimental de iluminação pública inteligente nesta artéria da cidade, integrada no projeto LivingLab Matosinhos.
O Plano de Mobilidade e Transportes de Matosinhos é um instrumento de planeamento decisivo para o futuro do concelho, visando a melhoria das acessibilidades no território e o reequilíbrio das oportunidades de deslocação dos diversos modos de circulação, com particular enfâse para o potencial ciclável do concelho e para o uso do transporte público. Partindo de um diagnóstico aprofundado dos principais problemas de mobilidade no concelho, o plano procura apontar soluções e valorizar os modos mais sustentáveis de circulação e a qualidade de vida dos cidadãos.
Entre as medidas preconizadas pelo plano está, por exemplo, a bonificação da construção em áreas próximas dos principais pontos da rede de transportes públicos, a criação de uma rede ciclável destinada à mobilidade diária ou a redução da largura das vias para os valores mínimos definidos pelo IMT como forma de desincentivar o uso do transporte individual. A conferência de segunda-feira serve, pois, para dar a conhecer as linhas gerais do documento, abrindo-o à discussão pública.
No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade serão, de resto, apresentados os sistemas de bike-sharing e de monitorização do tráfego em tempo real (ver programa em anexo), os quais têm vindo a ser desenvolvidos pelo projeto LivingLab Matosinhos.
Resultado também do laboratório vivo para a descarbonização de Matosinhos – projeto que pretende criar espaços urbanos inovadores, sustentáveis, inclusivos e resilientes, nomeadamente através da implementação de soluções tecnológicas que aumentem a eficiência e reduzam o consumo de energia –, a Rua Brito Capelo acolherá, a partir das 20 horas de segunda-feira, um sistema experimental de iluminação pública inteligente. O Interact City contará com novas luminárias LED que integram sensores externos de gestão da iluminação, sensores de deteção de presença e sensores de qualidade de ar.
Resultado de uma parceria com a Signify (ex-Philips Lighting), o sistema melhorará a gestão, a segurança e a eficiência energética. Os sensores de deteção de presença vão permitir que a emissão de luz seja ajustada em função da presença de pessoas na rua, resultando em poupança de custos e na redução da emissão de CO2. Adicionalmente, o sensor de qualidade do ar oferecerá informações relativas à poluição. Toda esta informação será gerida e armazenada numa só plataforma, tornando mais fácil o processo de decisão do município.
Comentar