Plano Municipal de Leitura cria Laboratório Poético de Matosinhos

Isaque Ferreira - Laboratório Poético - Oficina de Poesia Performativa

Partilhe:

Translate


Arrancam este sábado, 18 de maio, pelas 15 horas, os trabalhos do primeiro Laboratório Poético – Oficina de Poesia Performativa, criado no âmbito do Plano Municipal de Leitura (PML) de Matosinhos. Para além adquirirem e desenvolverem técnicas de colocação de voz e de leitura pública, os participantes poderão passar a integrar as sessões da Poesia Maldita, que, no âmbito do PLM, têm levado o assombro das palavras a lugares inusitados do concelho.

Dividido em três sessões, o Laboratório Poético de Matosinhos terá como casa a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, sendo oficiado pelos declamadores Isaque Ferreira (na foto acima) e Rui Spranger, intérpretes habituais de eventos como as Quintas de Leitura do Teatro do Campo Alegre ou as quase míticas noites de poesia do Pinguim Café.

A participação no Laboratório Poético – Oficina de Poesia Performativa é gratuita e limitada a 20 participantes, com inscrição obrigatória.

Biblioteca Municipal Florbela Espanca
Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Laboratório Poético – Oficina de Poesia Performativa

Durante o curso serão propostos exercícios de dinâmica de grupo, de respiração e colocação de voz, de confiança e desinibição, sendo igualmente trabalhada a noção de espaço e a improvisação de leituras em voz alta. No final do curso, no dia 25 de maio, os participantes tomarão parte num recital no Mercado Municipal de Matosinhos, na companhia dos diseurs titulares, João Rios, Isaque Ferreira e Rui Spranger.[su_spacer]

Plano Municipal de Leitura de Matosinhos

Criado em 2015, o Plano Municipal de Leitura de Matosinhos foi concebido para promover e disseminar os hábitos de leitura entre os matosinhenses de todas as faixas etárias e extratos sociais, constituindo uma estratégia integrada de promoção do livro e da leitura. Engloba um vasto conjunto de iniciativas, como encontros com autores e workshops de leitura e escrita criativa nas escolas e instituições do concelho, sessões inesperadas de poesia em espaços públicos, tertúlias poéticas e lançamentos de livros.



Partilhe:

Comentar