PortoCartoon: Sara Sampaio inspira cartoonistas de todo o mundo

Caricatura-sara-sampaio-PortoCartoon

Partilhe:

Translate


Ela está em capas de revistas nos quiosques do mundo todo, rodeada de palavras das mais diversas línguas, e agora também nas paredes da Biblioteca Municipal Florbela Espanca. A manequim Sara Sampaio, anjo da marca Victoria’s Secret, é a protagonista, todavia, de um conjunto de imagens um pouco diferentes: trata-se, desta vez, das caricaturas resultantes do prémio especial da edição de 2016 do concurso internacional PortoCartoon.

 

Reunião anual de alguns dos melhores cartoons de atualidade que se produzem no mundo, o PortoCartoon já anteriormente homenageara Ernest Hemingway, José Saramago, Manoel de Oliveira, Nelson Mandela, Siza Vieira e Cristiano Ronaldo com a criação de um prémio especial. Dando sequência a este desafio que, desde 2013, é lançado aos cartoonistas, a escolha da personalidade internacional recaiu desta vez sobre a leceira Sara Sampaio, a manequim portuguesa mais bem-sucedida de sempre, com uma ascensão fulgurante no mundo da moda e, por isso, mundialmente reconhecida e admirada.

[h2]PortoCartoon revela outra faceta de Sara Sampaio[/h2]

 

A exposição mostrará os melhores trabalhos que os cartoonistas dedicaram à musa portuguesa, num conjunto de imagens que surpreenderão pelo humor e pela diferente perspetiva do mito que só a caricatura autoriza.

 

“O poder de síntese e o humor condensados num bom cartoon transmitem mensagens poderosas que, se não alteram a nossa forma de olhar o mundo, nos levam, ao menos, a questioná-la e a dessacralizá-la. Sorrir é sempre a manifestação exterior de um processo mental que implica reflexão e compreensão: inteligência”, salienta o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto.

Manequim Sara Sampaio

 

Nascida no Porto e residente em Leça da Palmeira até ao momento em que emigrou para abraçar uma carreira internacional, Sara Sampaio, que completará 25 anos em julho, foi agraciada no ano passado pela Câmara Municipal de Matosinhos com a Medalha de Mérito Dourada.

 


Exposição
PortoCartoon 2016 | Prémio Especial de Caricatura Sara Sampaio
22 de junho a 16 de julho
2º a 6º das 9h30 às 19h00- Sábados das 9h30 às 13h00.
Galeria da Biblioteca Florbela Espanca
Entrada gratuita

 


Partilhe:

Comentar