Portugal: Linha Nacional vai funcionar 24 horas

Linha Nacional

Partilhe:

Translate


Portugal dá um passo importante na direção da empatia e do cuidado com a saúde mental, ao lançar a Linha Nacional, uma nova linha telefónica de apoio e prevenção do suicídio, que promete ser um farol de esperança para quem enfrenta as sombras do desespero. 

A Linha Nacional funcionará 24 horas por dia para que ninguém se sinta sozinho na luta contra os pensamentos sombrios. Este artigo irá mergulhar nos detalhes desta iniciativa, explorando as suas funções essenciais, o apoio ao cliente que proporciona e a organização que estará por trás deste serviço de esperança e ajuda.

A importância da Linha Nacional para prevenir suicídios

A Linha Nacional, um novo serviço de atendimento telefónico, oferecerá uma escuta ativa, com a promessa de confidencialidade e sem custos. Será uma ferramenta vital para intervir em momentos críticos e semear a esperança sendo um passo significativo, se não vital, para desenhar um futuro onde a empatia e a ajuda mútua são as primeiras respostas perante o abismo do desespero.

Como funcionará a Linha Nacional

Esta linha telefónica poderá ser acionada a qualquer momento, já que está disponível de forma ininterrupta, 24 horas por dia, cobrindo assim, todos os momentos de crise que alguém possa enfrentar. Batizada de Linha Nacional, esta iniciativa estará à distância de uma chamada ou de um clique, estando acessível tanto por telefone como por chat online.

O formato do número da linha de apoio será idêntico aos outros formatos de apoio rápido, ou seja, será composto por quatro dígitos, sendo que os mesmos ainda não foram anunciados. Poderá, por enquanto e caso necessite de ajuda imediatamente, recorrer à linha de apoio do SNS 24 através do número 808242424.

Quem será responsável pela Linha Nacional

A linha telefónica Linha Nacional que promete ser um ombro amigo disponível a qualquer hora do dia e da noite será gerida precisamente pelos profissionais do SNS 24, cumprindo assim as políticas públicas na área da saúde mental.

Além deste serviço de apoio da nova Linha Nacional, continuará a ser possível contar com a ajuda preciosa da linha da SOS Voz Amiga.

Como a Linha Nacional pode ajudar

A Linha Nacional  terá disponíveis voluntários treinados e com a sensibilidade necessária para atender as chamadas, funcionando como uma espécie de bússola, aconselhando, direcionando e prevenindo situações de desespero por quem recorrer a esta linha preventiva.

A Linha Nacional surge como um canal de vida, uma voz que escuta atentamente e que pode ser o primeiro passo na caminhada para a recuperação. Ao oferecer conversas confidenciais, esta linha vai desempenhar um papel crucial na prevenção de suicídios e comportamentos autolesivos.

A importância do apoio na prevenção de suicídios

Nestes casos a verdadeira essência do apoio extravasa as fronteiras do atendimento convencional, assumindo um papel crucial na prevenção de suicídios: uma escuta ativa e uma palavra de conforto são o primeiro passo para desarmar uma bomba relógio emocional.

Ao ligar para a linha telefónica de prevenção ao suicídio, encontrará um ser humano disposto a entender, a acolher e a orientar, sendo este apoio uma ferramenta poderosa para identificar sinais de alerta e possíveis caminhos para auxílio profissional e tratamento adequado.

Encorajamos a divulgação e o uso deste serviço. Juntos, podemos fazer a diferença na prevenção de suicídios em Portugal.



Partilhe: