Presidência Aberta 2016 – Matosinhos / Leça da Palmeira

Presidência Aberta - Leça da Palmeira / Matosinhos

Partilhe:

Translate


Joaquim MonteiroA Junta de Freguesia da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira tem lavado a efeito um programa denominado Presidência Aberta. É um programa interessante e que tem por objetivo a proximidade com as pessoas.

Este programa vem na linha de outros que o executivo da Junta tem desenvolvido e que acabam por visar este mesmo objetivo, embora de formas diferentes. É o caso do programa dos zeladores da cidade, da newsletter e do orçamento participativo.

Hoje em dia já são muitas as freguesias e câmaras municipais que desenvolvem projetos deste género, o que é de louvar, pois são uma forma de «chamar» as pessoas à participação pública e de as aproximar dos centros de decisão. Estando informadas e tendo formas de intervenção a dita sociedade civil pode ter uma atitude mais responsável e ativa na vida da sua freguesia, cidade, concelho ou mesmo país.

Contudo, é preciso que as pessoas sintam que as suas opiniões contam e vejam concretizadas as suas aspirações. O que nem sempre acontece.

A newsletter da Junta de freguesia, na maioria das vezes, é um panfleto de autopromoção, esquecendo a vertente informativa que deveria ter. Não me lembro de ter lido na newsletter da Junta o aviso de interdição dos banhos e atividades desportivas náuticas nas praias de Matosinhos. Não será um assunto relevante para a população?

Muitas das propostas apresentadas pela população não são concretizadas em tempo útil, estando dependentes do calendário dos políticos. Temos o exemplo dos passeios na rua da Exponor (Avenida Dr. António Macedo). Há vários anos que se fala neste assunto e os responsáveis autárquicos sempre assumiram que eram para se realizar. Contudo, o tempo passou e nada se fez. Agora, ouvi dizer, que está agendado para 2017. Pode ser que sim, é ano de eleições.

Este ano foram apresentadas 8 propostas à população para o orçamento participativo. Dessas foram selecionadas, em primeiro lugar, com 23 votos, a colocação de bancos na via pública; em segundo lugar, com 22 votos, a criação de uma coleção de postais ilustrados do património da freguesia; em terceiro lugar, também com 22 votos, a criação de um circuito de fitness e manutenção em espaços verdes.

Estas três atividades irão constar do Plano Anual de Atividades da Junta de Freguesia para o ano de 2017. A fraca votação de qualquer uma das atividades selecionadas diz muito quanto à divulgação que as mesmas tiveram. Estamos a falar de uma freguesia que tem quase 50.000 eleitores.

Será que é a população que está tão ausente ou a Presidência Aberta não é tão aberta assim?!

Até à próxima semana.

Saudações leceiras

Joaquim Monteiro


Partilhe:

1 comentário

  • CONCORDO PLENAMENTE.E O PARQUE INFANTIL FLORBELA ESPANCA. HA POIS,,TEMOS ELEIÇOES EM 2017. E OS FILHOS OU NETOS DOS NOSSOS GOVERNANTES NAO FREQUETAM ESSES LOCAIS.

Comentar