Primeira grande exposição dedicada a Alcino Soutinho

Partilhe:

Translate

“ Alcino Soutinho Realismo Confortável ” é a primeira grande exposição dedicada à obra do arquiteto Alcino Soutinho (1930-2013), uma das figuras de maior influência na arquitetura portuguesa dos últimos 35 anos. A exposição, com curadoria de Roberto Cremascoli, é organizada pela Fundação EDP e pela Câmara Municipal do Porto, acontece em três locais – Casa Museu Guerra Junqueiro, Galeria Fundação EDP – Porto e Edifício BPI (Boavista) – e inaugura no próximo dia 30 de outubro, no museu municipal e na galeria EDP.

Para além do trabalho de arquitetura, a exposição destaca as vertentes de Alcino Soutinho no design, arte figurativa, ensino e ativismo. Reúne 140 projetos realizados nas últimas seis décadas, entre 1957 e 2009.

Para o curador, Roberto Cremascoli, Alcino Soutinho está “entre os protagonistas de um novo Portugal pós-revolucionário e responsável pela formação de centenas de alunos que, entre 1972 e 1999 (na ESBAP, depois FAUP), tiveram o privilégio de participar nas suas aulas”.

Na exposição estão representados de forma ampla e exaustiva um conjunto de projetos emblemáticos, sobre cada uma das décadas: Monumento aos Calafates – Porto (1959, coautoria com Álvaro Siza, Augusto Amaral e Lagoa Henriques); Habitações Económicas no âmbito da Federação de Caixas de Previdência – Bragança, Santo Tirso e Amarante (1965); Museu Municipal Amadeo Souza-Cardoso – Amarante (1972); S.A.A.L. – Bairro da Maceda – Porto (1974); Centro Cívico de Matosinhos (1980); Casa Pinto Sousa – Ofir (1984); Quinta das Sedas, Lote 1 e 2 – Matosinhos (2000); Biblioteca Municipal Manuel Alegre – Águeda (2000) e Museu do Neorrealismo – Vila Franca de Xira (2000).

Textos, desenhos, esquissos, serigrafias, fotografias, maquetas, vídeos, peças de mobiliário, trabalhos figurativos e depoimentos de amigos e colegas em vídeo são os suportes utilizados na exposição que está organizada em sete núcleos:

Formação/ Estudante ’50; Viagem a Itália/ Viajante ’60; Em Campo/ Participante ’70; A Escola/ Professor ’80; Dentro da Arquitetura/ Arquitecto ’90; Desenhar o Conforto/ Designer ’00; De lápis na mão/ Artista ’13.

O programa da exposição compreende a realização de uma visita guiada, a 22 de novembro, ao Museu Amadeo Souza-Cardoso, em Amarante, organizada pela Fundação Marques da Silva, e uma homenagem ao arquiteto Alcino Soutinho, a 24 de novembro, às 18h00, no Átrio do Edifício BPI – Boavista.

in PTJornal


Partilhe:

Comentar